Publicada em 26 de Fevereiro de 2014 �s 09h42
A proximidade do Carnaval está preocupando os gestores do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi). Isto porque, assim como em anos anteriores, a tendência é que a demanda por bolsas de sangue aumente neste período do ano.
Para sensibilizar os piauienses sobre a importância da doação, o Hemopi está com a campanha “Folia legal é doar sangue no Carnaval”. “Nosso objetivo é mobilizar o maior número de pessoas possível para que não passemos pela mesma dificuldade que enfrentamos em dezembro e janeiro, quando o nosso estoque chegou a números críticos”, revela o diretor geral do Hemocentro, Antônio Lages.
Segundo o gestor, também é de suma importância que a iniciativa privada e pública se alie ao Hemopi a fim de promover palestras educativas sobre a importância da doação de sangue, buscando inclusive desenvolver uma cultura da doação voluntária, fidelizando os doadores. "É necessário que pelo menos 3% da população adote esta prática para que o Hemocentro possa garantir a prestação desse serviço a quem precisar", ressalta.
Panfletagem
Desde o início da semana, os servidores do Hemopi estão realizando panfletagens nos principais cruzamentos do Centro de Teresina. Hoje (26), o Hemocentro irá receber a visita do Rei Momo e da Rainha do Carnaval 2014. A visita será animada por uma banda de música. E até esta sexta-feira (28), quem for doar sangue irá ganhar uma camiseta da campanha do Hemopi.
De acordo com o Hemocentro, estão aptos a doarem sangue quem tiver entre 16 e 69 anos de idade, que estejam saudáveis e que pese acima de 50kg. É preciso levar um documento original com foto, como a carteira de identidade ou a de motorista. Sendo que, o procedimento é bem simples e rápido. Antes da doação, a pessoa passa por uma triagem para saber se ela está realmente apta a doar.
Vale ressaltar que quando o homem doa, dois meses depois, ele já pode doar novamente, quanto à mulher este intervalo de doação é de três meses. O Hemopi está localizado na rua Primeiro de Maio, 235, Centro-Sul de Teresina. O funcionamento é das 7h às 18h, de segunda-feira a sabádo, inclusive, feriados.