Publicada em 05 de Outubro de 2015 �s 11h19
O povoado Árvores Verdes, localizado na zona Rural de Teresina, recebe, neste mês de outubro, o caminhão digital da Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc). O projeto Escola Móvel de Inclusão Digital (Caminhão Digital) disponibiliza cursos de informática básica e atende a adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir dos 14 anos.
O curso tem duração de 45 dias e conta com turmas de 40 alunos, distribuídos nos turnos manhã, tarde e noite, totalizando cerca de 280 educandos beneficiados com o Projeto. Na Escola Móvel, os jovens aprendem informática básica como Excel, Word, Power Point, além de acessar a internet.
Segundo Ana Kelly Soares, gerente do Caminhão Digital, a escola móvel percorre os bairros de Teresina e de cidades do interior do estado. “Além de jovens, o projeto também atende o público da terceira idade e é bem acessível às pessoas com deficiência, já que uma das metas do projeto é qualificar pessoas que possuem alguma deficiência, por isso ele dispõe de 10% das vagas para pessoas desse grupo”, disse a gerente.
Atualmente, a Sasc possui quatro caminhões digitais que desenvolvem atividades em todo o Piauí. “O nosso objetivo é levar o Caminhão Digital, para todos os municípios piauienses, qualificando assim, o maior número de pessoas possível, principalmente os mais carentes”, lembrou o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo.
As carretas do projeto estiveram em outras quatro cidades este ano: Paes Landim, Pedro Laurentino, Valença e Coivaras, capacitando assim, 2.240 pessoas.
Entrega de Certificados
Os alunos que participaram do curso de informática do Caminhão Digital nos municípios de Paes Landim e Pedro Laurentino, localizados na região Sul do estado, irão receber os certificados no dia 3 de novembro.
Já no dia 6 do mesmo mês, será a vez dos alunos que concluíram o curso na cidade de Valença receberem seus certificados.
Caminhão Digital
O Projeto tem como objetivo levar à população mais carente acesso à qualificação profissional e inclusão por meio de uma Escola Móvel. Garantir a inclusão digital e social aos adolescentes, jovens, adultos carentes e pessoas com necessidades especiais.
Para se inscrever no Caminhão Digital, o candidato precisa apenas se apresentar nos locais de inscrições, portando o RG e CPF e não tendo estes documentos, basta levar a Certidão de Nascimento. O veículo é adaptado e pode atender inclusive pessoas com deficiência física.
O projeto disponibiliza todo material de forma gratuita com entrega de certificados ao final dos cursos.