A caminhada “Um Minuto pela vida”, organizada pela Rede Meio Norte e a fazenda da Paz, marca os 17 anos da entidade que trabalha com comunidade terapêutica para tratamento de dependentes químicos e também na luta contra o crack. O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, acaba de chegar à concentração da caminhada.
O fundador e coordenador da Fazenda da Paz, Célio Luíz Barbosa, afirmou que a caminhada tem como lema “Esqueça o crack, lembre de você”.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Edvaldo Marques, também está participando da caminhada e o governador Wilson Martins está chegando neste momento ao local.
ATUALIZADO ÀS 08H35
A segunda caminhada “Um Minuto pela vida”, organizada pela Rede Meio Norte e Fazenda da Paz, está já na altura do Comercial Carvalho na Avenida Frei Serafim. A caminhada vai terminar na Câmara Municipal de Teresina. Estão participando famílias de pessoas dependentes químicos, dependentes químicos, crianças das escolas publicas municipais, evangélicos, católicos, o governador Wilson Martins, o prefeito de Teresina, Elmano Férrerr, o senador Wellington Dias, a deputada estadual Rejane Dias, os secretários estaduais Ubiraci Carvalho (Defesa Civil) e Francisco Guedes (Assistência Social e Cidadania), a secretária Municipal da Juventude, o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Edivaldo marques.
O governador Wilson Martins disse que a caminhada “Um Minuto pela vida” é mais um esforço para que as pessoas, principalmente os formadores de opinião, possam estar juntos, trabalhando de uma forma plural a sensibilização para que as pessoas digam “drogas nunca mais”, “vida sim, crack não”. “Essa mobilização contra o crack faz com que as pessoas lembrem delas mesmas e da vida. Eu acho que é a celebração da vida e tudo que se fizer e for possível fazer dentro do alcance dos homens e mulheres piauienses, vamos fazer para o enfrentamento da droga, do crack e de todas as drogas. Este é o caminho. É algo que deve se juntar a outras ações de vários segmentos”, declarou Wilson Martins.
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, disse que a Câmara Municipal criou uma Frente Parlamentar contra o crack e acha que a Assembleia Legislativa deveria fazer o mesmo. “Esse movimento aqui organizado pela Fazenda da Paz, Prefeitura de Teresina e Rede Meio Norte, está emanado em outras ações. O próprio Estado, através de sua Câmara de Enfretamento contra o crack é uma mobilização da própria sociedade”, falou Elmano Férrer.
Ele declarou que o crack é um dos maiores problemas enfrentados pela cidade de Teresina. “Eu considero muito importante uma caminhada como essa”, declarou Elmano Férrer.
O senador Wellington Dias afirmou que o combate ao crack está na pauta brasileira. “Nós estamos colocando o problema do crack na pauta brasileira de uma forma correta”, declarou o senador.
Wellington Dias disse que a presidente da república, Dilma Rousseff, reuniu nove ministérios, como o do trabalho, o da educação e o da saúde, para que todos eles tenham um departamento para cuidar da questão das drogas. Ele disse ainda que a presidente da república lançou um programa de qualificação com 700 vagas para que se tenha especialista nas áreas de medicina, enfermagem e outras áreas voltados para o tratamento da dependência química.
Agora, disse Wellington Dias, está sendo trabalhado a construção de uma rede, a partir da realização de uma Conferência Nacional, realizada em Brasília. Essa rede é de saúde e social, evolve a sociedade e pode estar presente em todos os municípios, onde, lamentavelmente, enfrentam o problema das drogas.
A deputada estadual Rejane Dias afirmou que em nenhum estado do Brasil existe mobilização tão grande contra o crack e outras drogas do que no Piauí, como destacou o ministro da saúde, Alexandre Padilha. Segundo ela, essa parceria entre a Rede Meio Norte e a Fazenda da Paz, que realizam a segunda caminhada “Um Minuto pela vida” conseguiu envolver a sociedade, o Governo do Estado e os familiares dos dependentes químicos. Ela disse que isso faz com que o Piauí dê exemplo ao Brasil na mobilização do combate ao crack e outras drogas.
“Estou muito feliz porque é a segunda caminhada que enfrenta a questão das drogas”, declarou Rejane Dias.
ATUALIZADO ÀS 09:50
Governador parabeniza Fazenda da Paz e Rede Meio Norte pela caminhada
O governador Wilson Martins afirmou que a Fazenda da Paz e a Rede Meio Norte estão de parabéns pela caminhada "Um Minuto pela Vida" encerrada na frente da Câmara Municipal.
"A Fazenda da Paz e a Rede Meio Norte estão de parabéns pela caminha que conscientiza a família e a sociedade contras as drogas", opinou Wilson.
O coordenador e fundador da Fazenda da Paz, Célio Luiz Barbosa, afirmou que 7.500 pessoas participaram da caminhada. "Neste momento nós estamos na luta pela vida. Vamos fazer com que todo o Piauí lute contras as drogas", disse.
O prefeito de Teresina, Elmano Férrer, declarou que a caminhada é importante "por que defende uma das questões mais sagradas da sociedade que é a família". "É a família que mais sofre e mais entende quando um integrante se torna dependente químico", opinou.
Muitas escolas participaram da caminhada com faixas e cartazes. "Nós estamoas aqui trazendo 25 alunos com uma forma de prevenir de que eles não caiam no mundo das drogas", falou a professora Albertina Clemente, diretora da Escola São Sebastião, do bairro Todos os Santos, na Zona Sudeste de Teresina.