Publicada em 24 de Outubro de 2013 �s 12h45
A Diretoria da Unidade de Políticas para as Mulheres (DUPM), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc), realizou, na manhã dessa quarta-feira (23), a segunda reunião da Câmara Técnica Estadual Interinstitucional do Pacto de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres. A reunião aconteceu na sala do Conselho da Mulher, instalada no prédio da Defensoria Pública.
A reunião trouxe novas pautas e informes à estrutura da formação do fluxograma da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Dentro dessa perspectiva, a diretora da DUPM, Sônia Terra, situou as discussões em torno do compromisso do governador Wilson Martins para a criação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí, prevista para ainda este ano.
Entre as pautas que foram debatidas em foco, o programa Mulher, Viver sem Violência e os principais encaminhamentos a serem tomados para a sua efetivação. Além deste, o planejamento para a criação de Unidades Móveis de Acolhimento às Mulheres Rurais, resultante da construção de uma agenda positiva entre as mulheres atendidas e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag).
Complementar à última proposta foi discutida também a articulação de criação do Fórum Estadual de Enfrentamento da Violência Contra as Mulheres do Campo e do Semiárido, como projeto de descentralização de ações e direcionamento aos municípios, impulsionando a formação de organismos para fortalecer a política para mulheres.
A Sasc estará presente, através da participação da diretoria da DUPM, ao III Fórum Regional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, que acontecerá nos dias 24, 25 e 26, na cidade de Picos. O evento é iniciativa da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí junto ao Núcleo Multidisciplinar da Lei Maria da Penha.