Com o intuito de expandir as ações em prol do enfrentamento à disseminação das drogas, a Câmara de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas realizará, de 25 a 29 de junho, a Semana de Enfrentamento às Drogas, comemorada internacionalmente. Para tanto, todos os órgãos do Governo do Estado e organizações Não Governamentais (ONG) que trabalhem no combate a algum tipo de droga serão convidados a participar, a exemplo da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi) e da Coordenadoria Estadual de Juventude (Cojuv).
De acordo com Zita Villar, coordenadora de Enfrentamento às Drogas, o evento está sendo pensado junto com os órgãos participantes, bem como com as comunidades, as quais poderão dar sugestões de ações a serem desenvolvidas durante o encontro. “Até o dia 26 de abril estaremos abertos para receber sugestões, pois precisamos fechar a programação com certa antecedência”, explica.
Durante o evento serão abordados dois eixos centrais, sendo eles: Agenda Pública e Família. No primeiro serão debatidos assuntos que envolvem o uso abusivo do álcool, a venda de bebidas para menores de idade, entre outros. Enquanto o segundo eixo discutirá aspectos ligados à família dos dependentes, ressaltando o papel desta para o afastamento das crianças e adolescentes das drogas.
“Infelizmente, a venda de álcool para crianças e jovens no Piauí é grande, fazendo-se necessário que os órgãos que atuam no combate à disseminação da droga atuem de forma conjunta”, enfatiza a coordenadora de Enfrentamento às Drogas.