Publicada em 07 de Abril de 2016 �s 17h57
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA /Compra Direta, realizou na manhã desta quinta-feira (07) um Café Produtivo na comunidade Ave Verde, localizada na zona rural de Teresina e que possui grupos de agricultores familiares organizados na produção de hortaliças e de um campo agrícola. A ação faz parte do Programa Piauí Produtivo, executado pela SDR. Também participaram deste encontro o Grupo de Mulheres da comunidade Ave Verde, agricultores e agricultoras familiares das comunidades Santa Maria da Codipi e Camboio.
O encontro mediado pela coordenadora do PPA - SDR, Aline Alencar, e pelo gerente de comercialização do PAA - SDR, Durval Gomes, teve como objetivos interagir com os agricultores familiares destas localidades que participaram do programa no ano de 2015 e ainda tratar sobre mercados institucionais. No ano de 2015, o Governo Federal aplicou R$ 314 mil reais nestas três comunidades. Com isso, o programa beneficiou 50 famílias destas localidades e 54 instituições cadastradas foram contempladas com os produtos do Compra Direta da Agricultura Familiar. Neste período foram produzidos 109.676 quilos de alimentos que foram repassados para escolas e outras instituições.
Maria de Jesus Ribeiro dos Anjos tem 34 anos, é agricultora familiar e faz parte do Grupo de Mulheres da Comunidade Ave Verde. Mãe de dois filhos, ela afirma que atualmente vive e sustenta a família com a renda adquirida através do Programa de Aquisição de Alimentos. “O programa assegura a compra dos meus produtos e, desta forma, pude aumentar o investimento na minha produção. Outras mulheres do grupo também obtiveram grandes conquistas após o acesso ao PAA. Muitas reformaram suas casas, outras realizaram um sonho antigo: a compra de caixas d’água para suas casas. O grupo adquiriu um carro com carroceria para ajudar a transportar nossos produtos e o deslocamento para feiras em outras localidades”, enfatizou Maria de Jesus, completando que a produção do grupo é livre de agrotóxicos.
Para Aline Alencar, o acesso ao programa possibilitou ganhos materiais, mas também na autoestima das mulheres do campo. “Atualmente, estas mulheres estão sentindo-se mais valorizadas e até mesmo buscando mais ensinamentos através do estudo, visando pôr em prática o aprendizado e expandir suas atividades econômicas. No Café Produtivo pudemos degustar de frutas e bolos feitos com matéria-prima vinda da produção da comunidade Ave Verde”, finalizou a coordenadora do PAA – SDR.