O Superintendente de Representação do Estado do Piauí em Brasília (SURPI), Benedito de Carvalho Sá, o B.Sá, foi designado pela secretária de Saúde Lílian Martins como Coordenador de Acompanhamento para Ações de Instalação da Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Piauí. A portaria com a nomeação de B.Sá foi publicada no Diário Oficial do Estado na última sexta-feira (22).
A Unidade da Fiocruz em Teresina será voltada ao estudo dos principais problemas científicos relativos à Saúde da região. Segundo o governo, o Piauí foi o primeiro dos cinco Estados a propor a criação do seu projeto e mesmo assim ainda não foi contemplado.
A instalação da Fiocruz no Piauí foi anunciada ainda no governo Wellington Dias. Em 2009 foi divulgado que a unidade da fiocruz iria possibilitar a formação de recursos humanos e produção de medicamentos. Na época, o então governador afirmou que seriam investidos R$ 35 milhões, oriundos do PAC, além da contrapartida do Governo do Estado de R$ 15 milhões.
No período ficou acertada que a fiocruz do Sertão, como foi denominada a unidade, terá uma sede própria em Teresina, localizada na Avenida Presidente Kennedy, zona Leste da capital, em terreno doado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).