O sábado foi de vitórias para o tênis brasileiro. Horas depois de Thomaz Bellucci ser campeão do ATP de Genebra, o jovem Orlando Luz, de 17 anos, venceu a semifinal do Torneio de Milão e garantiu pontos para assumir a primeira posição do ranking mundial juvenil. Desta forma, o tenista brasileiro chegará ao segundo Grand Slam do ano na categoria, em Roland Garros, como principal favorito ao título.
Orlandinho derrotou o japonês Akira Santillan por 2 sets a 0, parciais de 6/2 e 6/4, e está na final do Trofeo Bonfiglio, como é chamada a competição Milanesa. O resultado o colocou com pontuação maior que o russo Andrey Rublev, então líder. Neste domingo, ele decide o torneio contra o francês Corentin Denolly.
Nas redes sociais, o tenista comemorou a liderança da classificação:
- Missão dada é missão cumprida, número 1 - escreveu.
A última vez que um brasileiro tinha chegado ao topo do ranking mundial juvenil havia sido em 2010, com Tiago Fernandes. O alagoano, porém, não vingou entre os adultos, e recentemente, anunciou a aposentadoria. Em 1986, Roberto Jábali também chegou a liderar a lista, feito nunca alcançado por Gustavo Kuerten.
No currículo, Orlando tem o vice-campeonato dos Jogos da Juventude e a semifinal de Roland Garros do ano passado. Nas duplas, conquistou o título de WImbledon em 2014, ao lado de Marcelo Zormann.