O Botafogo fez a sua melhor exibição dos últimos tempos e derrotou o Vasco por 4 a 0 en partida disputada na noite deste domingo, no Engenhão. Com o resultado, a equipe dirigida por Caio Júnior se reabilitou da derrota para o Figueirense na última rodada e interrompeu a sequência vitoriosa do adversário. A vitória fez o time de General Severiano ocupar a sexta posição com 25 pontos enquanto o Vasco segue no quarto lugar com 27 pontos ganhos.
Os gols do Botafogo foram todos marcados no primeiro tempo com Antonio Carlos, Herrera e Loco Abreu, dois. O resultado fez justiça ao melhor desempenho da equipe alvinegra que soube explorar os erros cometidos pela equipe vascaína que não conseguiu repetir as últimas atuações.
Antes do início da partida, o tetracampeão Zagallo foi homenageado já que vai completar 80 anos. O velho lobo deu o pontapé inicial da partida e deixou o campo muito aplaudido pelas duas torcidas.
Na próxima rodada do Brasileiro o Botafogo receberá o América-MG no Engenhão. O Vasco terá pela frente o Palmeiras em São Januário.
Logo no primeiro minuto, o lateral esquerdo Cortês fez grande jogada individual driblando dois adversários e rolando para Marcelo Mattos que enfiou o pé e Fernando Prass fez defesa difícil.Aos três minutos, novamente o goleiro do Vasco apareceu bem em cobrança de falta executada por Renato na entrada da área.
O Vasco começou recuado e só chegou na área aos cinco minutos em bola levantada na área que o goleiro Jéfferson afastou com um soco. O time de General Severiano tomava a iniciativa do jogo e acabou marcando o primeiro gol aos nove minutos. Renato cobrou escanteio do lado direito e enquanto os zagueiros vascaínos se preocupavam com Loco Abreu, o zagueiro Antonio Carlos apareceu livre e cabeceou sem chances para Fernando Prass.
O time dirigido por Ricardo Gomes partiu para o ataque e deu seu primeiro chute em direção ao gol em cobrança de falta. Diego Souza chutou e Jefferson defendeu.
Aos 15 minutos, Felipe bateu escanteio e Alecsandro, na primeira trave, desviou de cabeça e Jéfferson fez grande defesa, O time cruzmaltino continuou no ataque em busca do gol de empate com Felipe distribuindo bem o jogo. Aos 19 minutos, Jumar arriscou da entrada da área e Jéfferson defendeu sem problemas.
O Botafogo mostrava mais lentidão e Herrera, muito individualista,acabava retardando os ataques alvinegros. Aos 24 minutos, Cortês fez ótima jogada pelo meio, driblando vários adversários mas a tabela com Loco Abreu na entrada da área acabou bloqueada pela zaga cruzmaltina. Aos 26 minutos, Diego Souza, Alecsandro e Fagner fizeram bela troca de passes mas a bola acabou nas mãos de Jéfferson.
Aos 27 minutos, o Botafogo marcou o segundo gol. Cortês fez grande lançamento para Herrera que penetrou e chutou. Fernando Prass deu rebote e Loco Abreu, de pé direito, empurrou a bola para as redes.
Sem outra alternativa, o Vasco tentou partir para o ataque mas esbarrava na ineficiência dos atacantes Alecsandro e Eder Luis que acabavam sempre desarmados pela defesa alvinegra.
Aos 40 minutos, o Botafogo marcou o terceiro gol. Lucas investiu pela direita e cruzou, Fernando Prass desviou e Elkeson tocou de cabeça para Loco Abreu bater de canhota para marcar seu segundo gol e o terceiro do Botafogo na partida.
O Vasco voltou para o segundo tempo com Juninho Pernambucano no lugar de Márcio Careca que estava sendo vaiado pela torcida. O volante Jumar foi deslocado para o lado esquerdo. Aos cinco minutos, Loco Abreu ganhou de Dedé pelo alto e cabeceou para grande defesa de Fernando Prass que espalmou para escanteio.
O Vasco saía para o ataque e abria espaços para o Botafogo que forçava o jogo em cima de Elkeson que atuava aberto pela ponta esquerda e impedia que Fagner saísse para o apoio.
Aos 15 minutos, o Botafogo perdeu uma grande chance de marcar o quarto gol. Cortês cruzou da esquerda, a bola passou por Herrera e Loco Abreu chutou no travessão.
O técnico Ricardo Gomes tirou Eder Luis e colocou o lateral Julinho em seu lugar, voltando Jumar para a proteção da zaga.
Aos 21 minutos, Diego Souza não gostou da marcação do árbitro e chutou a bola para fora. Recebeu cartão amarelo e seguiu reclamando até receber o segundo cartão amarelo e ser expulso de campo. O Botafogo tocava a bola e aos 28 minutos, depois de tabelar com Elkeson, Márcio Azevedo entrou na área, mas foi desarmado por Fernando Prass que tocou na bola e mandou para escanteio.
Aos 32 minutos, Juninho Pernambucano cobrou escanteio rasteiro e Alecsandro completou de primeira e Jéfferson fez grande defesa.
Nos minutos finais, o Botafogo apenas tocava a bola para aguardar o apito do árbitro enquanto o Vasco, sem forças para reagir, parecia preocupado apenas em evitar sofrer o quarto gol. O que não conseguiu, Aos 46 minutos, Renato roubou a bola no meio campo e deu passe preciso para Herrera bater cruzado e definir o resultado.
Campeonato Nacional
15ª rodada
Internacional 3 x 2 Cruzeiro
Santos 1 x 0 Ceará
Atlético-PR 1 x 1 Corinthians
América-MG 3 x 0 Fluminense
Botafogo 4 x 0 Vasco
Avaí 1 x 2 São Paulo
Bahia 2 x 1 Atlético-GO