Em um clássico bastante movimentado no Maracanã, o Botafogo venceu o Vasco, por 3 a 2, neste domingo à noite, e retomou a liderança do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Rafael Marques e um de Seedorf o time alvinegro foi superior ao rival, mas a equipe cruz-maltina também teve chances de ganhar e balançou as redes duas vezes com André.
Melhor em campo, o time alvinegro fez 2 a 0 com Rafael Marques e Seedorf, depois de o adversário ter um gol de André corretamente anulado. A boa movimentação ofensiva do Botafogo criava problemas para a defesa cruz-maltina. Mesmo assim, após lindo lance de Juninho Pernambucano, o atacante André descontou ainda no primeiro tempo. Logo nos primeiros minutos na segunda etapá, André empatou o duelo, mas Rafael Marques respondeu na sequência, fez 3 a 2 e garantiu a merecida vitória botafoguense.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 23 pontos e voltou à primeira colocação, ultrapassando o Cruzeiro, que no sábado bateu o Coritiba e chegou aos 21 pontos. O Vasco parou nos 14 pontos e está na décima posição, após 11 rodadas disputadas
Na próxima quarta-feira, o Botafogo vai enfrentar o Atlético-MG, no Independência, equanto o Vasco vai receber a Ponte Preta, na quinta, em São Januário.
O jogo - Tentando retomar a liderança do Brasileirão, o técnico Oswaldo de Oliveira repetiu a escalação do Botafogo pelo quarto jogo seguido, mantendo o quarteto ofensivo que vem dando certo, com Lodeiro, Seedorf, Vitinho e Rafael Marques. No Vasco, Dorival Júnior contou com a volta de Juninho Pernambucano e promoveu a estreia do volante argentino Guiñazu, colocando Wendel na reserva.
Desde o apito inicial, o clássico começou bastante movimentado, e o Botafogo, demonstrando mais organização tática chegou ao ataque com perigo bem mais vezes. Lodeiro e Vitinho tiveram chances nos minutos iniciais, mas não converteram. Em uma cobrança de falta de Juninho Pernambucano, André cabeceou e chegou balançar as redes para o Vasco, mas a arbitragem viu impedimento do atacante e corretamente anulou.
Então, na jogada seguinte, aos 23 minutos, o time alvinegro transformou a sua superioridade em gol. Gabriel arriscou chute de longe, mas pegou fraco na bola, Rafael Marques dominou na área e chutou para abrir o placar.
A rápida movimentação botafoguense criava problemas para a defesa vascaína, e o uruguaio Lodeiro ainda teve outra oportunidade de marcar. Mas, aos 30 minutos, foi o meia Seedorf que fez o segundo gol do Botafogo, após receber passe de Vitinho e tocar por cima com categoria na saída do goleiro Diogo Silva. Este foi o primeiro gol do experiente jogador holandês em seu terceiro jogo no Maracanã.
A equipe cruz-maltina ainda perdeu o estreante Guiñazu, que sentiu a coxa e teve que ser substituído por Wendel ainda no primeiro tempo. O domínio alvinegro era evidente, e Vitinho e Dória exigiram boas defesas de Diogo Silva. Rafael Marques ainda perdeu um gol ao finalizar torno. Apesar disso, o talento individual de Juninho Pernambucano deu esperanças ao Vasco. Aos 45 minutos, o meia de 38 anos recebeu de Éder Luís no meio, girou e deu lindo drible em dois marcadores, entrou na área e só rolou de lado para André empurrar para as redes.
Se o gol no final da primeira etapa animou os vascaínos, o começo do segundo tempo não poderia ser melhor para o time de Dorival Júnior. Logo aos 2 minutos, depois de cruzamento de Pedro Ken, Éder Luís chutou na trave e, no rebote, o atacante André mostrou faro de artilheiro e empatou o duelo.
Mas não deu muito tempo para a torcida do Vasco comemorar. Um minuto depois, Rafael Marques recebeu na área pela esquerda, deu um corte em Nei e mandou a bola no ângulo, fazendo 3 a 2 para o Botafogo.
Mais uma vez Lodeiro ainda teve chance de fazer o quarto gol botafoguense, mas aos poucos a equipe diminuiu o ritmo e passou a chegar com menos frequência ao ataque. Buscando igualar o placar, Dorival mexeu no Vasco, tirando Éder Luís e Sandro Silva para as entradas de Robinho e Fágner. Oswaldo também mudou o Botafogo, trocando Vitinho e Júlio César por Elias e Lima.
Mesmo sem uma consistência forte, o Vasco foi aos poucos equilibrando o clássico e tentando chegar à frente. Na melhor das poucas oportunidades criadas, Pedro Ken cabeceou com perigo após cobrança de escanteio de Juninho.
Mas o placar de 3 a 2 persistiu até o apito final, e o resultado fez justiça ao domínio na maior parte do tempo do Botafogo, que retomou a ponta da tabela do Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
VASCO 2 x 3 BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 4 de agosto de 2013, domingo
Hora: 18h30 (de Brasília)
Público: 33.419 presentes (24.979 pagantes)
Renda: R$ 1.375.320,00
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Luiz Antonio Muniz de Oliveira (ambos do RJ)
Cartões Amarelos: Yotún, Pedro Ken, Renato Silva e Wendel (Vasco); Bolivar e Gabriel (Botafogo)
Gols:
VASCO: André, aos 44 minutos do primeiro tempo e dois minutos do segundo tempo; BOTAFOGO: Rafael Marques, aos 22 minutos do primeiro tempo e três minutos do segundo tempo, e Seedorf aos 29 minutos do primeiro tempo;
VASCO: Diogo Silva; Nei, Renato Silva, Rafael Vaz e Yotún; Sandro Silva (Fagner), Guiñazú (Wendel), Juninho e Pedro Ken; Eder Luis (Robinho) e André
Técnico: Dorival Júnior
BOTAFOGO: Jéfferson; Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Lima); Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro (André Bahia) e Vitinho (Elias); Rafael Marques
Técnico: Oswaldo de Oliveira