Publicada em 19 de Dezembro de 2012 �s 17h20
Os piauienses que recebem o bolsa família e foram informados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) que precisam fazer o recadastramento do programa devem procurar urgentemente os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ou as Coordenações Municipais do Programa Bolsa Família. O prazo é até o dia 31 de dezembro.
A gerente de Transferência de Renda, da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Claudina Lima, explica que é necessário que as famílias refaçam o cadastro o mais rápido possível, pois correm o risco de perder o benefício. “Com o fim do prazo, estas famílias deixarão de receber o Bolsa Família, a partir de março e terão o nome excluído do Cadastro Único, isso preocupa pois muitas dessas famílias estão em condição de vulnerabilidade”, disse.
Em algumas cidades faltam mais de 40% do total de registrados no último levantamento. A revisão de cadastro é importante para definir a compatibilidade com o plano assistencialista. Para receber o benefício é preciso que a família tenha renda mensal de até R$ 140 por pessoa.
As informações sobre o cadastramento estão no extrato de saque do benefício. As famílias devem levar os documentos comprovando renda, residência, escolaridade e dados pessoais de todos os seus integrantes. “O cadastro é feito a cada dois anos, é importante que quem for efetuar o cadastro não esqueçam os documentos exigidos, os pais devem levar também o documento que comprove a frequência escolar do filho e o acompanhamento de saúde dado à criança”, finaliza a diretora do Sasc.