Da forma como a notícia foi divulgada pelo presidente da Fundespi Marco Aurélio, ficou parecendo que a decisão do COB em permitir a inscrição fora do prazo dos piauienses nos jogos escolares da juventude foi a coisa mais natural do mundo. O Piauí só irá participar dessa competição pelo empenho do deputado federal Osmar Jr
O jovem e inexperiente presidente da Fundespi esqueceu de dizer que desde a semana passada uma só pessoa do Piauí tem lutado para reparar a bobagem feita pela entidade: essa pessoa vem a ser o deputado federal Osmar Júnior, do PCdoB que conseguiu inscrever os jovens piauienses nos jogos escolares da Juventude graças à amizade com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
O próprio ministro teria ficado indignado com a falta de ação da Fundespi. Foi com muitos argumentos que tanto o ministro quanto o deputado federal Osmar Júnior conseguiram convencer o até então irredutível presidente do COB a permitir a inscrição dos jovens piauienses.
Em Brasília, técnicos do Ministério dos Esportes ficaram surpresos ao saber que uma entidade que cuida dos interesses dos jovens do Piauí não fica atenta para as questões que lhes dizem respeito.