O bloqueio do passe estudantil revoltou usuários e provocou tumulto na tarde desta terça-feira (3) no prédio do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Centro de Teresina. Estudantes reclamaram ter sido pegos de surpresa e não conseguiram atendimento para desbloquear o cartão. Setut alegou que o bloqueio dos cadastros se deu pela falta de atualização.
A professora Camilla Carvalho contou que centenas de usuários procuraram o Setut para atualizar os dados e desbloquear o cartão. Contudo, o atendimento previsto de 7h30 às 17h, foi encerrado às 14h e gerou uma confusão na porta do prédio. Vários estudantes forçam a entrada e outros ficaram do lado de fora.
"Eles bloqueiam os passes duas vezes no ano, geralmente no período de férias, justamente para saber se os estudantes estão frequentando às aulas. O problema é que eles nem avisam, você não sabe quando o seu cartão vai bloquear e deixa de fazer os seus compromissos para resolver essa situação", declarou a professora.
Camilla Carvalho contou que várias pessoas chegaram às 9h e saíram do Setut sem desbloquear o passe estudantil. Outros que estavam com o protocolo de agendamento também não conseguiram atendimento.
"O Setut não pode fazer isso. As pessoas estão revoltadas com razão", acrescentou.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut) informou que devido ao grande número de estudantes não terem feito a atualização cadastral, no decorrer do primeiro semestre letivo de 2018, foi realizado o bloqueio desses cadastros. O fato ocasionou um aumento considerável no fluxo de procura dos estudantes para a regularização cadastral na sede da entidade.
O Sindicato esclareceu ainda que para evitar maiores tumultos controlou temporariamente o fluxo de entrada de usuários em sua sede, colocando um colaborador à disposição dos mesmos para um melhor esclarecimento e orientação. A entidade informou também que somente com a renovação cadastral anual, os estudantes podem usufruir do benefício da meia passagem.
TERESINA