Os beneficiários do Bolsa Família têm até a próxima sexta-feira (16) para fazer a atualização dos dados cadastrais no programa. Quem não comparecer aos Centros de Assistência Social para atualizar o cadastro corre o risco de perder o benefício do Governo Federal. Somente em Teresina, cerca de 2 mil famílias ainda não haviam feito a renovação das informações até o final de dezembro passado.
Para fazer a atualização, os beneficiários adultos precisam apresentar a carteira de identidade, o CPF e um comprovante de residência. A identificação das crianças menores de seis anos precisa ser feita através da certidão de nascimento e do cartão de saúde. O comprovante escolar é obrigatório para os beneficiários que tenham entre seis e dezessete anos.
A expectativa é de que em Teresina oito mil famílias devam fazer a atualização. Segundo Luiza de Marilac, gerente de programas de renda mínima da capital, após a renovação das informações, o Governo Federal vai analisar se o beneficiário ainda se enquadra nos critérios exigidos pelo programa.
“O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome é quem faz a análise. As famílias que atualizaram seus cadastros e ficou identificado que ela ainda atende aos critérios, então ela continua recebendo o benefício”, disse. No Piauí, mais de 400 mil famílias são beneficiadas com o Bolsa Família.