Um bebê de um ano, identificado pelas iniciais A.S.S., foi salvo por Policiais Militares do 7º Batalhão da Polícia Militar, em São Gonçalo do Gurguéia, Sul do Piauí, depois que se engasgou com um pedaço de cuscuz. O caso aconteceu no sábado (9) e foi divulgado nesta segunda (11) pela corporação. Usando a Manobra de Heimlich, o sargento Ribeiro salvou a criança
O pedido de socorro surgiu à 8h30 da manhã. Durante o serviço de plantão, o Sargento Ribeiro ouviu os gritos da mãe do menino, que pediu por ajuda ao notar que o filho não estava respirando. Ela contou que o menino havia se engasgado enquanto comia.
O sargento Ribeiro pegou a criança e aplicou a técnica conhecida como Manobra de Heimlich (veja aqui como executar a técnica com bebês). Em poucos minutos o menino voltou a respirar.
“Peguei a criança pelos braços, fiz o procedimento de primeiros socorros, na terceira tentativa do procedimento, eu percebi que caiu alguma coisa no chão. Quando eu olhei era um pedaço de cuscuz. Fiz então o restante da limpeza na boca da criança. E notei que as vias aéreas tinham sido desobstruídas. Percebi que naquele momento a criança estava se recuperando”, contou.
O tenente-coronel Carlos, comandante do 7º BPM, enalteceu a conduta e a atitude do policial militar. O Comandante da área destacou a importância de treinamento para atender casos que exijam técnicas de primeiros socorros.
“Foi uma excelente conduta, pois o militar teve a sensibilidade de perceber que algo estava errado e mostrou-se preparado para agir com rapidez, técnica e eficiência. Parabéns ao sargento Ribeiro por salvar a vida do bebê e trazer alívio para a família”, elogiou o comandante.
Depois do susto, o sargento contou que ficou aliviado e que já voltou à casa da família para ver como o menino estava.
“A criança está bem, já visitei ela, tendo em vista que a residência em que mãe e filho moram fica a apenas a 40 metros daqui do GPM. A família ficou bastante satisfeita com a nossa contribuição. Eu fiquei muito contente em ter participado desse momento”, declarou o militar.