A Polícia Civil da cidade de Padre Marcos, no Sul do Piauí, investiga o caso de um recém-nascido encontrado na quinta-feira (21) enterrado no quintal da residência que sua família mora. Segundo a polícia, a mãe e a avó são suspeitas de ter matado a criança após o parto e enterrado.
De acordo com o delegado Antônio Nilton Alves, que investiga o caso, a adolescente de 14 anos engravidou e a mãe dela, Maria Valdeni da Silva Alencar, escondeu os nove meses de gravidez da filha para a família. “Durante o período, ela usou cintas e roupas para esconder a gravidez. Por conta do crescimento da barriga, também disse ao marido que a filha do casal estava doente”, informou o delegado.
O delegado foi informado sobre o caso após uma denúncia anônima feita à Polícia Militar. “Após sabermos do suposto crime, fomos até o Hospital Regional da Cidade de Picos. Lá fomos informados sobre o parto da jovem que aconteceu na sexta-feira, dia 15, e a mãe com o filho receberam alta no dia seguinte”, disse Nilton Alves.
Depois do parto, a adolescente e sua mãe voltaram para a cidade de Padre Marcos. “A princípio elas disseram que a criança morreu de morte natural no sábado, dia 16, mas depois confessaram que a criança foi morta por elas e enterrada no quintal da residência”, revelou o delegado.
Depois da denúncia e confirmação do parto no hospital de Picos, o delegado solicitou a perícia criminal de Teresina para fazer retirada do corpo da criança do local nessa quinta-feira.
“O corpo da criança foi retirado do quintal da família e levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Teresina para que sejam feitos exames que constatem a causa da morte. A perícia criminal da capital também realizou a perícia no local do crime. Os laudos devem sair em até 10 dias”, descreveu o delegado Antônio Nilton.
O pai da adolescente revelou à polícia que não sabia que a filha estava grávida. “Dias antes a mãe da jovem denunciou o esposo por agressão e ele estava afastado da residência da mulher. Na casa, estavam morando apenas a mãe, a filha e outro filho adolescente do casal. No dia do crime, a mãe dele tinha o mandado para casa da avó”, relatou o delegado.
A avó da criança está presa na Delegacia de Padre Marcos, mas segundo a polícia, deve ser transferida para Penitenciária Feminina da cidade de Picos. Já a adolescente continua apreendida e o Conselho Tutelar está acompanhado o caso.