O Barcelona avança em suas intenções de contratar Arthur com uma investida in loco para negociar com o Grêmio. O clube catalão enviou uma comitiva para se reunir com o presidente Romildo Bolzan e dar início à negociação com o Tricolor para selar a contratação do volante, alvo de cobiça do Barça desde o segundo semestre do ano passado.
A reunião será a primeira de reprsentantes do Barcelona com o mandatário gremista e deve ocorrer neste domingo ou na segunda-feira. Nesta sexta-feira, o jornal espanhol Mundo Deportivo noticiou que o empresário André Cury, representante dos catalães no Brasil, deixou a Espanha na última quinta-feira para participar do encontro. De acordo com o que o GloboEsporte.com apurou, o negócio debaterá as cifras da tratativa e a data de saída de Arthur do Tricolor ao Barça. Ainda não há proposta formalizada ao Grêmio.
A tendência, aliás, é de que o volante deixe o clube apenas após a Copa do Mundo, para, possivelmente, iniciar a temporada europeia de 2018-19 no elenco culé. De acordo com o Mundo Deportivo o volante já disse "sim" ao clube catalão para fazer uma investida e assegurar sua contratação, com cifras próximas aos 25 milhões de euros.
O Tricolor, por sua vez, tem um valor estipulado e não abre mão de receber ao menos 30 milhões de euros (R$ 118,8 milhões) pelo volante para liberá-lo. O clube afirma publicamente que não há negociação em andamento. A data da saída do atleta, claro, influencia no valor final da negociação.
Antes da negociação com o Grêmio, o Barcelona já esteve em Porto Alegre para uma primeira reunião "olho no olho" com Arthur, seu pai e seus representantes. Uma foto do encontro vazou na internet e repercutiu negativamente com o Tricolor, que chegou a cogitar acionar a Fifa por aliciamento. A relação entre os dois clubes, porém, foi apaziguada.