O Barcelona e o Real Madrid visitarão no próximo sábado respectivamente o Celta de Vigo e o Zaragoza, equipes ameaçadas pelo rebaixamento, em jogos válidos pela 29ª rodada do Campeonato Espanhol, a última antes dos confrontos de ida pelas quartas de final da Liga dos Campeões.
No sábado, o estádio Balaídos, em Vigo, sediará o duelo entre o líder isolado e o penúltimo colocado. O Barça soma 74 pontos, contra 61 do Real, segundo colocado, enquanto o Celta tem apenas 23, a três do Zaragoza, primeiro time fora da zona de rebaixamento.
A equipe catalã tem alguns problemas e dúvidas para o jogo deste sábado, a começar pelo comando. O técnico Tito Vilanova voltou de Nova York após dois meses se tratando de um câncer e pode estar no banco, embora o mais provável é que o interino Jordi Roura continue à frente do time.
Após as partidas das seleções nos últimos dias, alguns jogadores do Barça se reapresentaram com problemas físicos, casos do lateral Jordi Alba, o meia Xavi Hernández e o atacante Pedro Rodríguez, autor do gol da vitória da Espanha sobre a França na última terça-feira. Nenhum deles poderá enfrentar o penúltimo colocado.
Além disso, como o principal foco da equipe é o duelo da próxima terça-feira contra o Paris Saint-Germain, pela "Champions", outros atletas poderão ser desfalques para serem poupados.
Enquanto o Barcelona perdeu apenas dois jogos em todo o campeonato, o Celta perdeu seis dos últimos sete que disputou e atualmente esta à frente apenas do Deportivo La Coruña, pelo qual foi derrotado na última rodada.
Para deixar a zona de rebaixamento já neste fim de semana, o time de Vigo terá que bater o Barça e ainda torcer para que o Mallorca não vença o La Coruña no domingo e o Zaragoza perca para o Real Madrid.
Depois de enfim ter ultrapassado o Atlético de Madrid e assumido a segunda posição, o Real vai em busca da sétima vitória seguida no Espanhol antes de encarar o Galatasaray, na próxima quarta-feira, também pela Liga dos Campeões.
O técnico José Mourinho comandou o primeiro treino da semana na quarta-feira e teve como desfalque o meia Ángel Di María, que sentiu os efeitos da altitude de La Paz no empate entre Argentina e Bolívia e por isso ganhou um dia de folga. No entanto, ele não deverá ser problema para o jogo em La Romareda.
No domingo, no estádio Vicente Calderón, o terceiro colocado Atlético enfrentará o Valencia, que ocupa a quinta posição e busca uma vaga na próxima "Champions". Para entrar na zona de classificação, a equipe dos brasileiros Diego Alves e Jonas tem que vencer ainda "secar" a Real Sociedad, que tem dois pontos a mais e visitará o Espanyol.
O outro representante da Espanha na atual edição da Liga, o Málaga, abrirá a rodada medindo forças com o Rayo Vallecano no sábado. Cinco dias depois, o time receberá o Borussia Dortmund.
Programação da 29ª rodada do Campeonato Espanhol:.
Sábado.
Rayo Vallecano - Málaga.
Celta de Vigo - Barcelona.
Zaragoza - Real Madrid.
Levante - Sevilla.
Domingo.
Valladolid - Osasuna
Mallorca - Deportivo La Coruña
Espanyol - Real Sociedad
Atlético de Madrid - Valencia.
Segunda-feira.
Athletic Bilbao - Granada
Betis - Getafe.