Marcelo Ramos lança a cerveja Complexo do Alemão
Imagem: DivulgaçãoMarcelo Ramos lança a cerveja Complexo do Alemão O Complexo do Alemão tem uma nova cria. Ela é o orgulho do papai, mas ainda está guardada a sete chaves. É só neste sábado (07) que todo mundo vai poder ver o que Marcelo Ramos fez: a cerveja que leva o nome da favela. Essa é será a primeira marca da bebida levando um nome de comunidade.
— Já tem distribuidor fazendo fila de espera pra conseguir. Mas primeiro só vai ter no meu bar — explica o cervejeiro do Alemão.
Marcelo é dono do Bistrô R&R, bar na Nova Brasília que se especializou em cervejas refinadas. A garrafa de Complexo do Alemão vai sair por R$ 15,99. Ela é especial, segundo o criador.
— É uma cerveja Lager tipo Premium. Isso quer dizer que ela é encorpada, tem uma espuma cremosa e um sabor refrescante — adianta.
A ideia de fazer a cerveja foi do próprio Marcelo há quase um ano. Conversou com a esposa e parceira no negócio, Gabriela Ramos, e foi fundo. Bateu de porta em porta nas cervejarias até que conseguiu convencer o dono da Allegra, de Jacararepaguá, de que a ideia era boa. A partir daí, ele e Arturo Kubotta começaram a fazer a receita. O resultado veio depois de oito meses de tentativas. Tudo feito com o maior carinho pra comunidade.
— Quero colocar o nome do Complexo do Alemão nas coisas boas — orgulha-se.
Marcelo já pensa na segunda cerveja. A próxima, diz, vai ser um pouco mais refinada, chamada Witbier. Essa é sua preferida, mas deixou pra depois. Escolheu começar com a cerveja de outro tipo porque é mais parecida com que a que geral toma.
— Fiz uma receita que é pra galera daqui do Complexo gostar também. Não fiz só pra turista — banca Marcelo.
O bar fica na Travessa Jalisco 32, Nova Brasília, Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio. O lançamento sábado, garante Marcelo, vai ser do jeito que a galera do Alemão gosta e todo mundo tá convidado. É só chegar.