Um novo golpe está sendo aplicado pela internet em Teresina. Uma quadrilha interestadual estaria usando informações divulgadas pelas pessoas em uma rede social para conseguir dinheiro. Segundo delegado Ademar Canabrava, do 12º Distrito Policial, pelo menos dez teresinenses foram vítimas do esquema.
O delegado afirmou que a quadrilha rouba a senha do perfil das vítimas e através da página na internet enviam mensagens para os familiares afirmando que precisam de uma quantia que varia entre R$ 1 a R$ 3 mil.
“Eles escolhem a vítima pelo o que elas publicam em sua rede social. Por exemplo, a pessoa menciona que viajará nos próximos dias. Após esta informação, eles começam a monitorar a página desta pessoa e quando ela viaja, eles roubam sua senha e mandam uma mensagem para familiares afirmando que houve um imprevisto na viagem e que precisará de dinheiro”, explicou o delegado.
Para Ademar Canabrava, as pessoas estão cada vez mais sendo vítimas de crimes cometidos na internet porque elas expõem demais sua vida em redes sociais. “ As pessoas colocam informações sobre data de viagens, locais de destino, quanto tempo passarão fora e que meios de transporte irá utilizar. Tudo isso facilita a ação dos criminosos e serve também para informar aos ladrões que sua residência ficará sozinha. É preciso ter prudência ao divulgar informações pessoais na rede social”, alertou.
Ainda segundo o delegado, ainda não é possível determinar quem são os autores dos crimes ou a localização destes, devido a forma sigilosa e discreta com que atuam.