As reeducandas da Penitenciária Feminina de Teresina que fazem parte da banda Asacordes se apresentaram nesta quinta-feira (7), às 17h, em um shopping da capital. Esta foi a primeira vez que um grupo musical formado por mulheres privadas de liberdade se apresentou em um shopping center de Teresina.
O nome da banda é uma homenagem à música Asa Branca, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Durante a apresentação o grupo interpretarou sucessos populares, utilizando instrumentos musicais como clarinete, zabumba, triângulo, trompa, tuba, tarol, trompete, pratos e saxofone.
Para o coordenador do projeto, Ronaldo Oliveira, a iniciativa é um avanço social que colabora no processo de ressocialização das mulheres privadas de liberdade. “A música tem o poder da transformação. Dentro do projeto da banda Asacordes, as reeducandas aprendem a ter compromisso, organização e disciplina”, destacou.
A aposentada Maria da Conceição dançou e aplaudiu a banda. “É uma coisa maravilhosa, pois elas estão trazendo alegria para a gente aqui fora e acredito que também estão felizes com o pouco tempo de estarem em ‘liberdade’ fazendo o que aprenderam dentro da prisão”, disse.