Publicada em 13 de Janeiro de 2016 �s 10h48
O Balé Popular do Piauí realizará, na próxima sexta-feira (15), audição para escolha do novo elenco da companhia. As inscrições estão abertas na Escola de Dança Lenir Argento para jovens entre 15 e 25 anos que tenham ou não experiência com a dança. A audição será no Theatro 4 de Setembro, a partir das 17h.
O Balé Popular já revelou vários talentos da dança no Piauí desde a sua criação, no ano de 1986, por meio das primeiras oficinas ministradas na Escola de Dança do Estado. No histórico do grupo estão coreografias como Boi de Santa Cecília, Lenda das Sete Cidades, Num se Pode, Casa de Taipa, Lenda de Zabelê, entre outras. O elenco atualmente é formado por 25 dançarinos.
“Primeiramente, o que nós queremos é renovar e reestruturar o balé, revigorando o elenco com novos dançarinos. A pretensão é criar novas expectativas e trabalhos para que o Balé Popular continue se desenvolvendo e dando oportunidade a esses artistas”, afirma o diretor da Escola de Dança Lenir Argento, Datan Izaká.
Os professores da Escola de Dança do Estado serão os jurados na audição para escolha dos novos bailarinos da companhia. Não haverá número limitado de vagas, aqueles que passarem no teste já poderão integrar o elenco do Balé Popular.
A Escola de Dança Lenir Argento completou 30 anos em 2015, e durante essa trajetória já formou vários profissionais da dança, do teatro, circo e artes em geral. Atualmente, atende 800 alunos, sendo uma das maiores do país, e a meta para 2016 é ampliar o número de vagas para 1500. Além da renovação do elenco do Balé Popular, a escola também pretende recriar o seu Corpo de Baile.