Publicada em 13 de Fevereiro de 2014 �s 14h16
Com um quilo de alimento não perecível, a entrada para o tradicional Baile dos Artistas, em Teresina, estará garantida. O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Piauí, assegura a realização da festa no próximo dia 28, na galeria do Clube dos Diários. Mas quem realmente ganhará com a Folia de Momo serão as pessoas portadoras do vírus HIV, atendidas pelo Lar da Esperança, que receberão os alimentos doados.
A equipe organizadora espera angariar de 800 a mil quilos de alimentos este ano. “Essa é uma festa tradicional na cidade, que já faz parte do calendário de eventos de Teresina. Este ano, o baile vai ser ampliado; esperamos a participação de muita gente para doarmos tudo o que for arrecadado”, realça a diretora de Ação Cultural da Fundac, Liana Santanna.
Ao som de marchinhas de carnaval, frevo, samba e axé, a animação da festa ficará por conta das bandas Carnavália e Dandinha. Outro atrativo do baile serão os concursos. As três melhores fantasias dos foliões serão premiadas. A escolha será feita pelo público participante da festa.
O diretor do Theatro 4 de Setembro, Antoniel Ribeiro, explica que, além disso, o baile trará novamente o concurso da rainha dos artistas. “O Sindicato dos Artistas faz uma seleção com uma representante de cada categoria (dança, música, entre outras) do grupo e os jurados elegerão uma das concorrentes”, explica.
O Baile dos Artistas é um evento voltado para o público que aprecia essa manifestação de cultura, que relembra os antigos bailes de carnaval, em um momento que o país vive a tradição da Folia de Momo.