Graças a uma prótese personalizada, a bailarina e professora de dança Adrianne Haslet-Davis tornou a pisar o palco, depois de ter perdido uma perna no atentado de Boston há quase um ano.
A amante de ballet, de 33 anos, apresentou um número de dança durante uma conferência da fundação sem fins lucrativos TED, em Vancouver, no Canadá.
Na ocasião, a mulher não escondeu a emoção de ver realizado o sonho de regressar aos palcos, deixando escapar algumas lágrimas.
No dia 15 de Abril de 2013, Adrianne era uma das milhares de pessoas que assistiam à Maratona de Boston. A explosão de duas bombas deixou três mortos e mais de 260 feridos.
A prótese da bailarina foi criada especificamente para o seu caso e permite-lhe executar novamente os «passos» que marcam a sua carreira.
Apresentada ao público pelo director de biomecânica da TED, Hugh Herr, Adrianne mostrou que consegue dançar uma rumba, estilo cubano.
«Em 3,5 segundos, os criminosos tiraram a Adrianne do palco. Em 200 dias, trouxemo-la de volta», comentou Herr, que sofreu uma dupla amputação depois de um acidente de escalada nos anos da década de 1980.