Na reta final de "Babilônia" haverá uma passagem de tempo e a vida de alguns personagens sofrerá algumas mudanças. A mais importante é a decisão de Teresa (Fernanda Montenegro) de se candidatar a deputada estadual. A ideia da companheira de Estela (Nathalia Timberg) é justamente combater a candidatura de Aderbal (Marcos Palmeira) ao governo do Rio. Numa das cenas, Teresa aparece conversando com Hélio (ator ainda não escalado), seu coordenador de campanha, sobre não aceitar doações de empresas para financiar sua campanha. "Vou usar só o fundo partidário", diz ela.
Hélio fala que essa atitude vai diminuir muito o alcance da sua campanha, mas Teresa dispara: "Em compensação, se eu for eleita deputada, não tenho nenhum rabo preso". Apesar de estar junto com Teresa na conversa, Estela se mostrará contra a candidatura da mulher. "Todas as noites eu sonho que você desistiu dessa candidatura louca! Ou, pelo menos, que perdeu a eleição!", fala Estela. "As pesquisas mostram que a Teresa tem bastante chance de ganhar", diz Flávia (Luisa Thiré).
Estela diz que não duvida que ela vença: "Essa teimosa não desiste nunca! Mas na nossa idade, a gente já devia estar descansando, em vez de procurar mais problemas!". Teresa concorda com Estela: "Eu queria ser deixada em paz, mas vivem me puxando de volta pra luta!". Hélio fala que com a bagagem que ela tem já poderia ter entrado para a política antes e Flávia lembra que ela já foi convidada antes. "Até pra ministra da Justiça ela já foi sondada, na redemocratização", conta Estela. "Mas agora eu tenho um motivo pessoal pra me candidatar a deputada estadual", diz Teresa.