Publicada em 28 de Novembro de 2012 �s 16h34
A Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) realizou nesta quarta-feira (28), a avaliação educacional das escolas da rede estadual de ensino, através do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi).
As avaliações estão sendo aplicadas em todas as escolas da rede e os alunos dos anos finais, 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, são o público-alvo.
"Temos em torno de 80 mil alunos sendo avaliados em todo o estado e temos toda uma estrutura de apoio e coordenação trabalhando. Este ano, estamos avaliando apenas as escolas da rede estadual e pretendemos divulgar o resultado em fevereiro de 2013, para que tenhamos tempo de intervir em algum diagnóstico problemático já no início do ano letivo", explica Nonato Moura, coordenador do Saepi.
A coordenação do Saepi também disponibilizou uma equipe que ficará de plantão durante todo o dia de hoje, até as 21 horas, para apoio aos supervisores.
Além das séries finais, os alunos do 1º ano do Ensino Médio das escolas que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro também estão sendo avaliados. "São 74 escolas participantes do ProEMI/Jovem de Futuro que estão realizando a avaliação formativa do programa hoje, simultaneamente à aplicação do Saepi. Queremos avaliar o que o aluno está efetivamente aprendendo", fala Regina Célia, coordenadora do ProEMI/JF da Seduc. Avaliação formativa
A avaliação em larga escala é pressuposto básico para o entendimento do processo de aprendizagem e já aconteceu em outros momentos da implementação do programa, como a aplicação da avaliação diagnóstica em junho, também para o 1º ano das escolas participantes.
A avaliação diagnóstica se difere da formativa em seus objetivos. Para a avaliação diagnóstica, é importante avaliar em que momento os alunos estão acerca da aprendizagem, gerando um cenário de como está esse processo.
Assim, a avaliação formativa pode orientar e regular a prática pedagógica do professor e da escola, fornecendo subsídios para que também o próprio aluno compreenda seu processo de ensino aprendizagem.