Publicada em 22 de Novembro de 2013 �s 15h21
Com o objetivo de suprir a necessidade de pessoal para desenvolver projetos e ações, a Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está selecionando pessoal para cargos temporários junto à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). A Uespi é responsável por todas as fases do processo seletivo da secretaria para contratação temporária de profissionais, de nível médio e superior. As inscrições foram feitas no mês de outubro.
A continuidade do Processo Seletivo Simplificado se faz com base no Parecer da Procuradoria Geral do Estado – PGE, nº PGE/CJ-1007/2013, de 30 de outubro de 2013, que opina pela manutenção do Processo Seletivo Simplificado. O edital dando publicidade ao parecer foi publicado no Diário Oficial n° 219, no último dia 18. A Uespi terá até o dia 6 de dezembro para divulgar a relação dos candidatos selecionados.
A universidade conclui, nesta sexta-feira (22), as avaliações dos currículos que foram entregues no ato da inscrição do teste seletivo. A próxima etapa será destinada, a partir do dia 3 de dezembro, para as entrevistas dos candidatos selecionados, conforme calendário abaixo.
Estão sendo oferecidas 114 vagas, que serão divididas entre nível médio/técnico com nível médio completo e com experiência em operação de computadores (34) e Nível Médio Completo com curso técnico em Informática (10). Já para o Nível Superior - Técnico de Nível Superior (5), Assistência Social (4), Direito (6), Ciência da Computação/ Análise e Desenvolvimento de Sistemas (3), Engenharia de Agrimensura (2), Engenharia Cartográfica (1), Geoprocessamento (4), Engenharia Florestal (2), Engenharia Agronômica (2), Biologia (6), Gestão Ambiental (3), Engenharia Civil (6), Química Industrial/ Engenharia Química (2), Engenharia de Pesca (2), Engenharia de Minas/ Geologia (5), Medicina Veterinária (5), Meteorologia (2), Engenheiro Hidrólogo (2), Ciências Contábeis (4) e Administração de Empresas/ Economia (4).
Trabalho Os contratados por período temporário irão trabalhar na implementação do Cadastro Ambiental Rural – CAR que está sendo desenvolvido pela Semar. A garantia é do governador Wilson Martins que já disponibilizou para a secretaria, 10 milhões de reais para a compra de equipamentos e contratação temporária de pessoal. Os recursos são provenientes do Banco Mundial que concedeu o empréstimo ao Governo do Piauí, através da operação de crédito Empréstimo para Política de Desenvolvimento (DPL).
O cadastro tem como meta garantir o registro público eletrônico das informações ambientais do imóvel rural. O cadastramento será composto de dados pessoais do proprietário ou possuidor rural, podendo ser pessoa física ou jurídica, além de dados cadastrais e da localização georreferenciada das Áreas de Preservação Permanente (APP), áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Uso Restrito (AUR) de todos imóveis rurais do país. No Piauí, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos será responsável por apoiar o pequeno produtor para que eles se cadastrem.
Com o CAR, a população do Piauí terá como benefícios, a segurança com acesso aos benefícios do governo, inclusive à linha de crédito e regularização perante à Legislação Ambiental (Código Florestal); Possibilidade de Regularização das Áreas de Preservação Permanente (APP) e/ou Reserva Legal com vegetação; Contratação do seguro agrícola em condições melhores que as praticadas no mercado; Linhas de financiamento junto às instituições financeiras para atender iniciativas de preservação voluntária de vegetação nativa, dentre outros.
“De acordo com a Lei que instituiu o novo Código Florestal teremos que cadastrar em um ano todas as propriedades até 300 hectares, que no Piauí somam 220.757 propriedades, representando uma área de 3,7 milhões de hectares. As propriedades acima de 300 hectares, também obrigatoriamente deverão ser cadastradas, mas de acordo com a Lei esse cadastramento será feito pelo proprietário através do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), cuja inserção das informações será semelhante ao imposto de renda, mas a Semar deverá checar e validar essas informações posteriormente”, explica o secretário Dalton Macambira.
Acima de 300 hectares, o Piauí possui 24.621 propriedades, representando 5,7 milhões de hectares, cujo prazo também é de um ano para o cadastramento. O desafio da Semar é realizar o trabalho com a máxima agilidade e para tanto, precisa contratar novos técnicos para iniciar o trabalho de cadastramento de todas as propriedades rurais no Piauí e, assim, montar um banco de dados com todas essas informações, que após concluído será monitorado pelo pessoal efetivo da Semar, por esta razão a contratação é temporária, concluiu o secretário do Meio Ambiente.
Cronograma 18 a 22 de novembro de 2013 - Análise de Currículos
25 de novembro de 2013 - Resultado da Análise de Currículos
26 e 27 de novembro de 2013 - Prazo para Interposição de Recursos
2 de dezembro de 2013 - Resultados dos Recursos
3 a 6 de dezembro de 2013 - Entrevistas dos Classificados até três vezes a quantidade de vagas ofertadas por cargo
9 de dezembro de 2013 - Resultados das Entrevistas (até às 18h)
10 e 11 de dezembro de 2013 - Prazo para Interposição de Recursos
12 de dezembro de 2013 - Resultado Final