O autor do ataque a uma creche particular na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça, após passar por audiência de custódia na tarde desta quinta-feira. O homem, de 25 anos, havia sido preso em flagrante nesta quarta. Ele foi até o quartel da Polícia Militar logo após cometer os assassinatos. O criminoso deixou, ao todo, quatro crianças mortas e feriu outras cinco. Quatro delas foram internadas no Hospital Santo Antônio. As vítimas receberam alta na manhã de hoje, após passarem por cirurgia pediátrica.
A decisão do juiz plantonista foi justificada pela "necessidade de manutenção da ordem pública e da aplicação da lei penal", divulgou o Tribunal de Justiça do estado. — Blumenau, Santa Catarina e o Brasil estão de luto — afirmou o magistrado durante a audiência. A partir de agora, o processo seguirá em tramitação na 2ª Vara Criminal de Blumenau sob sigilo, por conta de presença de menores de idade no caso.
O homem, que estava armado com uma machadinha, já possuía antecedentes criminais. A arma usada nos assassinatos é uma espécie de machado pequeno, o qual pode ser manuseado com uma única mão. O comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, Márcio Alberto Filippi, não especificou quais foram os crimes cometidos pelo jovem anteriormente.
— Ele já tinha passagens pela polícia, mas não sabemos que condenações. Sobre o que aconteceu, sabemos que ele pulou o muro onde estavam cerca de 40 crianças e cometeu essa atrocidade. São quatro óbitos — disse Filippi à imprensa no local.
Crianças mortas em ataque a creche são veladas em Blumenau
A Polícia Civil de Santa Catarina investiga o caso e apura se o responsável pelo atentado agiu sozinho ou contou com a ajuda de outra pessoa. A informação foi dada pelo delegado-geral, Ulisses Gabriel. Ele afirmou ainda que os investigadores tentam extrair informações de telefones e computadores do criminoso, preso desde esta quarta-feira.
Entenda como o ataque a creche em Blumenau (SC) aconteceu:
1. Segundo o comandante da polícia de Blumenau, o criminoso já tinha passagens pela polícia e chegou na escola em uma moto, aramado com uma machadinha
2. Pulou o muro, matou quatro crianças e deixou cinco feridas, aleatoriamente
3. De acordo com o delegado-geral da Polícia de Santa Catarina, depois, ele saiu pela própria porta da creche
4. Pegou a moto e foi para o Batalhão da Polícia Militar, onde se entregou