Publicada em 09 de Março de 2015 �s 16h56
As aulas no novo campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí tiveram início nesta segunda-feira (9). Os estudantes agora estarão em um novo prédio especialmente projetado para abrigar a Uespi.
Segundo Evandro Alberto de Sousa, diretor do campus, a alegria é imensurável. “Foram 24 anos sonhando com esse prédio, tendo aulas em colégios da rede estadual, fazendo rodízios. Isto é um marco para a academia, para a Uespi e para a cidade. Agradecemos a todos que contribuíram para isso, como os alunos, professores, entidades organizadas, o ex-reitor Carlos Alberto Pereira e o esforço enorme do reitor Nouga Cardoso e da vice-reitora Bárbara Melo para viabilizar tudo isso”, ressalta.
O reitor Nouga Cardoso reconhece o esforço de quem ajudou a tornar o sonho possível: “Ao tempo em que damos boas-vindas aos alunos, reconhecemos que a concretização do campus se deu principalmente devido ao envolvimento da comunidade acadêmica e de toda a sociedade. Temos agora uma ambientação adequada ao ensino superior na cidade de Picos”, afirma.
O reitor acrescenta que a luta pela construção do campus serve de aprendizado para a universidade: “É um momento histórico e esperamos que seja pedagógico também, pois o que a Uespi quer é que a sociedade caminhe lado a lado com a comunidade acadêmica na perspectiva de solidificarmos cada vez mais nossa universidade no interior do estado e com estrutura digna de uma instituição de ensino superior”, finaliza.
Clebson Lustosa, aluno do curso de Comunicação Social, afirmou que a expectativa dos estudantes é a melhor possível. “Vamos estar numa sala climatizada, com boas cadeiras, espaço agradável, isso já soma muito. É um novo ciclo que se inicia na universidade”, relata.
Daniela Grangeiro, professora de Biologia, declarou que o início das aulas no novo prédio representa uma barreira ultrapassada na história do campus. “Agora temos a expectativa de ter ainda mais alunos, e motivá-los, pois podemos ter mais projetos, mais material, laboratórios. Estamos muito felizes com o espaço”, conclui.