Publicada em 04 de Agosto de 2015 �s 16h26
Auditores da Controladoria-Geral do Piauí (CGE) participam, até a sexta-feira (7), de curso de capacitação realizado pelo Instituto de Auditoria Interna (IIA Brasil), referência mundial no assunto. A iniciativa tem a finalidade de uniformizar conceitos e práticas internacionais entre os auditores da CGE-PI. A capacitação iniciou nesta terça (4) e ocorre no auditório da ATI, no Centro Administrativo, em Teresina.
O instrutor do curso, Eduardo Person Pardini, tem 35 anos de experiência, 15 em auditoria, e vai abordar nos quatro dias de curso, conhecimentos sobre os tipos de auditoria interna, normas internacionais, Código de Ética do auditor, metodologia de auditoria e possíveis melhorias. "O curso é bastante abrangente e vamos tentar unir todos os conceitos e traduzir para uma realidade da CGE, como órgão de controle público, trazendo todos esses conceitos para o dia a dia dos participantes", explica.
O controlador-geral do Estado do Piauí, Darcy Siqueira, ressalta que após a auto-avaliação da CGE sobre a maturidade em Auditoria Interna, realizada no primeiro semestre deste ano, com base no modelo Internal Audit Capability Model (IA-CM) para o setor público, a Controladoria elencou ações para aperfeiçoar os trabalhos no Estado. A capacitação dos auditores faz parte das estratégias de melhorias a serem implementadas com o intuito de aumentar a eficiência do controle interno.
“Nós passamos pelo processo de avaliação da consultora Libby MacRae e no resultado desse trabalho ela nos indicou vários caminhos para poder aprimorar nossos trabalhos. Um deles é a uniformização de conceitos, de procedimentos. Vamos nos capacitar com um instituto que tem know how internacional, com instrutor que tem bastante experiência e o próximo passo é definirmos esses procedimentos, como por exemplo, papéis de trabalhos pré-definidos”, declarou Siqueira.
De acordo com o controlador-geral, após a capacitação, serão formadas comissões para estabelecer os padrões de procedimentos.
O secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza, Wilfrido Rocha Neto, também participa da capacitação para levar conhecimentos ao órgão de Controle Interno da capital cearense. “Nós temos o mesmo projeto que é de autoavaliação. A CGE-PI foi um dos pilotos e nós participaremos da próxima fase e faremos a autoavaliação, até o final do ano, no mesmo projeto dentro do conceito Conaci e Banco Mundial de avaliar o sistema de controle interno para propor ações de melhorias. Embora tenhamos estrutura um pouco menor do que a do Piauí, temos os mesmos propósitos de melhoria da gestão e da eficiência do controle interno”, informou.