Publicada em 27 de Fevereiro de 2014 �s 12h23
Desacreditada no pequeno negócio que tinha há alguns anos, a funcionária pública Maria das Graças Rocha viu na Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE) a oportunidade de reacender o empreendimento, desta vez, pelas mãos da filha Shyslene Ribeiro. Foi através das consultorias e palestras ofertadas pela agência que mãe e filha puderam concretizar o sonho do negócio próprio e abrir o Shys Festas, uma loja de decoração para festas e eventos infantis.
Tudo começou quando dona Graça passou a trabalhar como técnica auxiliar na AgE e conheceu os procedimentos e ações realizados. “Lá eles sabiam tudo de como abrir, gerir e obter lucro em um negócio. Passei a saber mais sobre o mundo do empreendedorismo e logo percebi que o que eu comecei, poderia não ficar perdido. Foi quando chamei minha filha para conhecer a agência e ela passou a assumir o empreendimento”, relata.
Com as orientações e muita positividade em mente, Shyslene abriu mão do emprego na churrascaria em que trabalhava e decidiu se arriscar no empreendimento. A loja, que fica dentro de sua casa, foi reaberta e, em apenas 3 meses, o negócio havia se expandido e começado a gerar lucros. “Fiquei muito focada na ideia. Todo o dinheiro que eu ganhava era utilizado para a compra de materiais e reajustes na loja. Minha mãe, que foi a maior incentivadora, começou a ter medo quando viu que eu estava investindo muito, mas fui persistente e consegui”, conta a empreendedora.
Com a loja de decoração em pleno funcionamento, chegava a hora de Shyslene legalizar o negócio. Mais uma vez a empreendedora contou com a AgE, que a cadastrou no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e fez da trabalhadora informal, uma Microempreendedora Individual (MEI). Com a formalização, a loja ganhou um nome e uma fachada, os produtos puderam ser comprados em grandes quantidades e a preços mais acessíveis e a jovem passou a ter direito a benefícios, tais como cobertura previdenciária, contratação com menor custo, isenção de taxas tributárias, acesso ao crédito, dentre outros.
Atualmente, variados produtos de decoração infantil podem ser encontrados na Shys Festas, que iniciou apenas com a venda de materiais feitos com isopor. As peças e o recorte do material, que são feitos pela própria empreendedora que atua na loja junto ao marido, ganharam novas formas, acessórios e agilidade. “Agora produzimos artigos em MDF e EVA, o trabalho que era feito manualmente foi substituído por uma máquina profissional e um novo carro, que é melhor estruturado para este tipo de trabalho, já está sendo comprado”, afirma Shyslene.
Para a cliente Lilia Margareth, que frequenta a loja desde que dona Graça a administrava, o negócio deu um grande salto em um curto período de tempo. “Acho que o conhecimento adquirido pela Shyslene antes da empreitada foi essencial para o sucesso da loja. Ela entrou sabendo o que e como faria, e teve coragem de arriscar. Muita coisa foi adquirida e um novo negócio foi montado. Sempre faço festinhas na família e tudo é alugado aqui”, conta a antiga cliente, que estava em visita à loja para encomendar o seu chá de bebê.
Por enquanto, ampliar e agilizar o negócio são os principais objetivos de Shyslene. Para tanto, a aquisição de um maior espaço que suportará um grande número de produtos, uma máquina a laser que dobrará produção e a contratação de um trabalhador para auxiliar nos afazeres, fazem parte dos futuros planos da Microempreendedora, que se mostrou um exemplo de coragem e determinação.
AgE
Criada no ano de 2010, a Agência de Empreendedorismo de Teresina (AgE) é um projeto pioneiro do Governo do Estado, realizado pela Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), voltado a estimular iniciativas empreendedoras e fornecer orientação organizacional em projetos empresariais e implantação de empreendimentos produtivos através de consultorias rápidas. Com um espaço físico adequado para receber sua clientela, a agência, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, oferece uma biblioteca pública voltada ao setor de empreendedorismo e realiza, palestras e oficinas sobre o tema, abertas ao público.
Atualmente, a agência possui uma média de 160 clientes. Ao ingressar na agência, o negócio dos clientes são formalizados, tornando-se este um Microempreendedor Individual (MEI) e, com cada um, a AgE realiza um trabalho individual de acompanhamento e orientação. Para se tornar um cliente, os interessados devem apenas procurar a agência e fazer seu cadastro junto aos consultores.
Mais informações: AgE - (86) 3211 9747.