Publicada em 04 de Setembro de 2015 �s 12h50
Emocionados e ansiosos, atletas do Piauí participaram, na quinta-feira (3), da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude, etapa de 12 a 14 anos, no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, no Ceará. O evento contou a presença de atletas olímpicos e do Ginga, mascote do Time Brasil.
Praticamente todos os membros da delegação piauiense estiveram presentes. Os demais, para evitar desgaste, preferiram não participar. Como os jogos contam com mais de 3,8 mil competidores, divididos por modalidades, somente 10 estudantes de cada uma das 27 delegações foram escolhidos para desfilar com as bandeiras. Os demais membros das equipes acompanharam a abertura das arquibancadas.
O medalhista olímpico de judô Flávio Canto foi quem conduziu a cerimônia da abertura dos jogos, que contou com apresentações artísticas regionais e vídeos. O gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, aproveitou para agradecer a presença de delegação da Argentina, que vai disputar provas de atletismo, e observadores do Japão.
Como o tema dos Jogos Escolares 2015 é a igualdade de gêneros, um casal olímpico foi escolhido para acender a pira da competição. Após receberem a tocha de Matsuo, a nadadora Joanna Maranhão e o judoca Luciano Côrrea foram os responsáveis pelo acendimento da pira.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.