Nas últimas semanas o secretário de Educação do Estado, Átila Lira despontou como um dos pré-candidatos do PSB a prefeito de Teresina nas eleições deste ano. Seu nome sobressaiu até mesmo a pré-candidatura do vereador Rodrigo Martins, cogitada desde o começo de 2011.
Nesta sexta-feira (20), o governador Wilson Martins, ao falar à imprensa via transmissão ao vivo do município de Gilbués, onde cumpre agenda, confirmou Átila Lira como principal nome do PSB para a disputa pelo Palácio da Cidade. “Atila é um dos nomes que tem a disposição do partido”, respondeu Wilson ao ser questionado pelo apresentador Silas Freire, da TV Meio Norte.
Assim como as demais legendas da atual coligação governista, o PSB vai brigar por encabeçar uma chapa para prefeito de Teresina. Para entrar forte na disputa, Wilson vai tentar manter o grupo unido, com acordo com o PT, PMDB e PCdoB, que também já apresentaram nomes de pré-candidatos.
Wilson explicou que o PSB tem preferencia por manter o grupo unido, mas caso as demais siglas mantenham candidaturas próprias, o PSB assim também o fará. “Evidentemente que temos um conjunto de partidos que foram aliados e continuam. Vamos discutir, se há um entendimento de algum companheiro destes que tenham uma boa ‘perfomace’, se justificar a executiva nacional (do PSB) para um entendimento. Mas se cada partido tiver candidato próprio o PSB não só tem candidato como está preparado para entrar na disputa”, falou Wilson, que é presidente estadual do PSB.
O grupo governista já apresentou à população três pré-candidaturas: a deputada Rejane Dias, pelo PT; deputado Osmar Júnior, pelo PCdoB e Marllos Sampaio, pelo PMDB. Além de Rejane Dias, uma ala petista defende o apoio à reeleição petebista na prefeitura com Elmano Férrer.
Sobre alianças com outros partidos, Wilson Martins disse que “o PSB não fecha as portas para ninguém”, ao responder sorrindo, sobre questionamento se aceitaria uma coligação com o PSDB de Firmino Filho.
Átila Freitas Lira
Deputado federal licenciado, Átila Lira é atual secretário de Educação do Piauí. Tem 64 anos de idade, nasceu na cidade de Piripiri. Com formação em Economia e Administração de Empresas sempre se destacou pela atuação política voltada para a Educação.
Hoje no PSB, já esteve filiado a outros cinco partidos (MDB, 1973-1974; ARENA, 1976-1979; PDS, 1980-1984; PFL, 1986-1999 e PSDB, 1999-2007).
Está no sexto mandato como deputado federal. De 1987 a 1991 foi deputado constituinte pelo PFL. De 1991-1995 foi deputado no Congresso Revisor pelo PFL. De 1999 a 2003 mais um mandato pelo PFL. De 2003 a 2007 foi deputado federal pelo PSDB e depois de 2007 a 2011 também pelo PSDB. Eleito novamente para a Câmara Federal em 2011 pelo PSB, este último mandato segue até 2014.
Enquanto detentor de mandatos de deputado federal, Átila se licenciou duas vezes para assumir cargo de secretário de Educação no Piauí. A primeira vez foi de março de 1991 a 1994 e agora a partir de fevereiro de 2011.