Publicada em 29 de Dezembro de 2014 �s 15h02
Para viabilizar a expansão do acesso à inclusão digital, a Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI) tem disponibilizado pontos gratuitos de acesso à internet em diversos municípios do Estado. As próximas cidades que receberão a inclusão são Floriano e Monsenhor Gil.
A iniciativa faz parte do projeto Piauí Estado Digital, que viabiliza a instalação de pontos de internet em praças públicas servindo também como forma de revitalizar esses espaços, possibilitando que a sociedade piauiense possa usufruir da inclusão digital de forma gratuita, por meio de celulares e aparelhos que possuem interface de redes com wireless.
De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da ATI, Henrique Camarço, o projeto é fundamental para revitalizar as praças das cidades, onde o acesso à internet chega como mais um atrativo para seus frequentadores. “Esta rede possibilita o acesso de um raio de 50 a 70 metros de distância, permitindo um acesso estável e seguro”, explica.
Segundo a diretora geral da ATI, Christianne Alencar, a medida tem o objetivo de transformar diversas localidades do Piauí através da tecnologia e acesso ao mundo digital. “Essa iniciativa visa garantir a inclusão digital a todos com destaque para qualidade e eficiência tecnológica, além da divulgação das potencialidades turísticas pelas comunidades atingidas, movimentando o negócio e economia local”, destaca a diretora geral.
Os pontos de acessos já estão em pleno funcionamento nas cidades de Teresina, Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Ilha Grande, José de Freitas, Angical e União. Há ainda alguns municípios que estão em fase conclusiva para instalação de pontos de acesso gratuitos de internet. São eles: Esperantina, Batalha, Monsenhor Gil, Floriano e Canto do Buriti.
Estiveram presentes para a assinatura do convênio com a ATI, o prefeito de Monsenhor Gil, Francisco Pessoa da Silva, e o prefeito de Floriano, Gilberto Júnior. Na cidade de Monsenhor Gil, a internet será disponibilizada na Praça Central e no Balneário. Em Floriano, serão nas seguintes praças: Beira Rio, Central, Estadual, Alto da Cruz, Hospital, Câmara e em frente à Uespi.
Dessa forma, a ATI continua com o trabalho de desenvolvimento social através de uma gestão que acredita nas potencialidades piauienses a partir do impulso e apoio em investimentos, ideias e capacitações, nesse caso, voltadas à socialização da internet como uma forma de extensão do conhecimento.