Até o final de setembro a Assembleia Legislativa funcionará com a Comissão de Energia e Mineração. O Projeto de Resolução que altera o Regimento Interno e cria a nova comissão técnica é uma proposta do deputado Severo Eulálio (PMDB). A deputada Flora Izabel (PT) é a relatora do projeto na Comissão de Constituição e Justiça.
Trata-se da 11ª comissão técnica do Poder Legislativo. O deputado Severo Eulálio informou que o “objetivo é, de início, realizar uma Audiência Pública com representantes do setor de energia, empresários, OAB-Pi, para discutir projetos e investimentos para o setor da energia solar no Piauí para aproveitar o avanço dessa tecnologia”.
Severo Eulálio afirmou que a região onde mais cresce a energia eólica, no Piauí, exatamente no litoral e na Serra do Araripe, onde o sol é mais forte. A indústria busca incentivo das autoridades públicas estaduais para produzir esse tipo de energia mais barata, a exemplo de outros estados do Brasil.
A Assembleia Legislativa conta com as seguintes comissões técnicas: Comissão de Administração Pública e Política Social, Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Comissão do Consumidor e Meio Ambiente, Comissão dos Direitos Humanos da Juventude, Comissão de Fiscalização, Controle, Finanças e Tributação, Comissão de Infra- Estrutura e Política Econômica, Comissão de Segurança Pública e a Comissão de Saúde, Educação e Cultura. Todas, são comissões permanentes do legislativo estadual.
Emerson Brandão - Edição: Katya D'Angelles