O jurista e professor João Maurício Adeodato Leitão, autor de várias publicações no Brasil e exterior nas áreas de teoria e filosofia do Direito, sociologia, direito constitucional e teoria social será homenageado hoje (22) com o Título de Cidadão Piauiense em Sessão Solene na Assembleia Legislativa. A proposição é da deputada Margarete Coelho (PP).Na ocasião, acontece a instalação da Comissão Multidisciplinar no Legislativo Estadual.
João Maurício Adeodato Leitão é graduado pela Faculdade de Direito do Recife (1977), mestrado (1980) e doutorado (1986) pela Faculdade de Direito da USP e pós doutorado na Universidade de Mainz pela Fundação Alexander von Humboldt (1988 - 1989) e Doutor Honoris Causa pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (2009).Também foi orientador de diversos trabalhos de conclusão de curso de graduação, criador do programa de iniciação científica da Faculdade de Direito do Recife (1986).
O homenageado é autor de pesquisa do CNPq desde 1984, e líder de grupo de pesquisa sobre retórica jurídica.João Maurício Adeodato Leitão é autor de publicações na Alemanha, Itália, Índia, Estados Unidos, Holanda, Portugal, Espanha, França e Argentina. Realizou consultoria no Brasil e exterior , e foi presidente do Comitê do Conselho Diretor do CNPq (1994-1995). Na Universidade Federal de Pernambuco foi Diretor do Departamento Jurídico da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, no segundo Governo Miguel Arraes (1987-1988), além de Coordenador Científico dos Cursos de Pós Graduação da Escola de Magistratura de Pernambuco a partir de 2004.Piauí - Foi coordenador de mestrado interinstitucional em Teoria do Direito e Filosofia do Direito em 2002 - 2003, na Universidade Federal do Piauí em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil - PI e a Escola Superior da Advocacia no Piauí (ESAPI) e Universidade Federal de Pernambuco.