A Assembleia Legislativa prestará, no próximo dia 20, homenagem ao Exército pela passagem do Dia do Soldado (25 de agosto). A sessão especial foi confirmada ontem (8) após visita do Tenente-Coronel Silva Torres ao presidente da Casa, deputado Themístocles Filho (PMDB). Durante a vista o presidente ressaltou os trabalhos desenvolvidos pelo Exército Brasileiro e destacou a importância destas relações.
O requerimento para realização da Sessão Solene é do deputado Antônio Félix (PSD). Foram convidados a participar das comemorações o Ten. Cel. Silva Torres, Comandante do 26º Circunscrição de Serviço Militar (CSM), Cel Figueiredo, Comandante do 25º BC e Cel. Rogério Cetrim de Siqueira, Comandante do 2º BEC, nesta capital.
A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
“É importante que os piauienses saibam o trabalho do Exército no Brasil como um todo e em especial no Estado do Piauí. O maior batalhão de engenharia do Brasil está situado no nosso estado, com certeza milhares de piauienses não sabem disso. Então, o Exército trabalha tanto para o Piauí como para outros estados da federação e é importante que a população saiba o que é o exército e suas atividades”, afirmou o presidente da Alepi.
Na oportunidade o Ten. Cel. Silva Torres agradeceu o espaço cedido pela Assembleia. “É importante estreitar os laços do exército com o estado através da Assembleia Legislativa, na pessoa do presidente, deputado Themístocles Filho e divulgar algumas das ações que a 26º Circunscrição de Serviço Militar tem como atribuição dentro do estado do Piauí que é: divulgar, coordenar e fiscalizar as juntas de serviço militar responsáveis pelo alistamento daqueles jovens que completam 18 anos”. No Piauí a CSM coordena 6 delegacias de serviço militar que estão localizadas no município de Teresina, Piripiri, Picos, Floriano, Bom Jesus e Canto do Buriti.
“Cada delegacia desta jurisdiciona certo número de juntas e serviço militar que estão sobre a responsabilidade das normas técnicas. Ainda há mais 4 municípios no Maranhão que exerce este trabalho e a fiscalização destas juntas de serviço militar”, complementa Cel. Torres. Os militares buscam apoio da Alepi para divulgar as ações realizadas.
Ascom Parlamentar – Edição: Katya DAngelles