O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (PMDB), coordenou hoje (01) uma reunião entre deputados e representantes da população de José de Freitas. Participaram da reunião, além do presidente Themístocles Filho, os deputados Evaldo Gomes, João de Deus, Flora Izabel, Rejane Dias (PT), Gustavo Neiva (PSB), Roncalli Paulo (PSDB), Ismar Marques (PSB), vice-presidente da Assembleia, Chico Ramos (PSB), Flávio Júnior (PDT) e Tadeu Maia (PSB).
A audiência foi um pedido de representantes do município e teve como objetivo procurar soluções para o problema do transporte na região da Grande Teresina. A população do município reivindica melhorias na qualidade do transporte e preço de passagem mais acessível. Os protestos culminaram com a queima de ônibus e fechamento da PI-113.
A formação de uma comissão para resolver a crise no sistema de transportes coletivos de José de Freitas foi um dos principais resultados da reunião. A comissão é formada pelos deputados João de Deus e Flora Izabel, do PT, o prefeito de José de Freitas, Josiel Batista (PSDC), o presidente da Câmara daquele município, Antônio Monteiro (PSDC), o presidente da Associação de Usuários de Ônibus, Celso Bezerra, e os líderes do Movimento Acorda José de Freitas, Ana Sofia e Aerton Tingaúna.
Ao falar na reunião, o secretário estadual de Transportes, Avelino Neiva, disse que será realizada uma vistoria técnica na empresa São Joaquim que faz a linha entre Teresina e José de Freitas. Ele assinalou que, se ficar comprovado que ela não tem condições de atender a população, será decretada uma intervenção na empresa.
O vereador José Luis Pereira (PDT) pediu a quebra do monopólio no sistema de transporte coletivo de José de Freitas, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e de reduzir os valores das passagens, que, atualmente, são de R$ 4,60, a inteira, e de R$ 4,00, a meia.
O líder do Movimento Acorda José de Freitas, Aerton Tingaúna, afirmou que os protestos poderão continuar se não forem tomadas providências no sentido de resolver o problema do transporte e o ex-deputado Robert Freitas, que foi prefeito daquela cidade, defendeu a compra de dois ônibus pela Prefeitura para concorrer com a empresa São Joaquim, se não houver outra solução.
Os deputados João de Deus, Evaldo Gomes (PSC), e Flora Izabel defenderam uma solução rápida para a crise no sistema de transportes de José de Freitas, enquanto o presidente Themístocles Filho disse que deve haver uma reunião com o secretário de Fazenda, Silvano Alencar, para saber o que o Governo pode fazer em relação a desoneração de impostos visando reduzir o valor da passagem de ônibus.