Em solenidade dia 13 de março, a Assembleia Legislativa fará a entrega do título de cidadã piauiense a Promotora de Justiça, Maria Carmen Cavalcanti de Almeida, natural do Rio de Janeiro e pioneira no Piauí em defesa do Meio Ambiente. O Projeto de Decreto Legislativo é de autoria da deputada Margarete Coelho (PP) foi aprovado dia 10 de dezembro do ano passado.
A homenageada tem Mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UERJ), onde apresentou o trabalho final sobre o “Acesso à Justiça e ao meio ambiente: o inquérito civil sob a abordagem da construção de consenso em face dos conflitos ambientais causados pelo Estado”.
Maria Carmen Cavalcanti de Almeida iniciou a carreira na advocacia em 1984, no Rio de Janeiro. Mais tarde foi assessora jurídica da Assembleia Legislativa e professora de Direito Ambiental da Universidade Federal do Piauí e da Escola Superior de Magistratura do Estado do Piauí.
Ministério – Em 1988 Maria Carmen Cavalcanti de Almeida ingressou no Ministério Público do Piauí, onde destacou-se na defesa do Meio Ambiente. Sócia fundadora da Associação Brasileira do Ministério Público do Ambiente (ABRAMPA).
Foi coordenadora do Ministério Público do Núcleo da Cidadania e do Meio Ambiente, de 1993 a 2011.
Emerson Brandão - Edição: Caio Bruno