Cumprindo a determinação do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, por ocasião do encerramento do ano legislativo da Décima Oitava Legislatura, o presidente Themístocles Filho (PMDB) apresentou em plenário o relatório com o balanço dos trabalhos realizados. Foram expedidos 205 Atos da Mesa, 12 Portarias, 330 Ofícios da Secretaria Geral da Mesa e 398 Ofícios do Gabinete da Presidência.
“Nós voltaremos no dia 03 de agosto porque dia primeiro é um sábado. A Assembleia Legislativa mostrou os projetos do legislativo, do executivo, projetos de autorias de parlamentares, audiências públicas e requerimentos. Mostramos a participação da Assembleia na nossa sociedade, nas atividades que o povo do Piauí deseja para que o nosso estado possa crescer”, afirmou o presidente da Alepi, deputado Themístocles Filho.
Na Casa Legislativa tramitaram proposituras de interesse dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, Tribunal de Contas do Estado do Piauí e Ministério Público do Estado do Piauí. Foram: 79 Projetos de Lei Ordinária, 10 Projetos de Resolução, 509 Requerimentos, 07 Projetos de Lei Complementar, 21 Projetos de Decreto Legislativo, 01 Moção, 18 Indicativos de Projeto de Lei, 05 Propostas de Emenda a Constituição, 13 Mensagens de Veto e 24 Projetos de Lei Ordinária do Governo.
A Mesa Diretora buscou desempenhar de forma burocrática os trabalhos da Alepi, melhorando a qualidade dos atos de gestão e de toda a administração do órgão. “Cada deputado fez a sua parte para que o governo possa trabalhar melhor em prol da nossa gente”, disse o presidente.
O relatório mostrou também os trabalhos da Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão, que promoveu cursos, seminários, palestras, treinamentos, dentre outras atividades. Além disso, destacou os eventos culturais que ocorreram no Cine Teatro da Alepi.
Durante o recesso a Assembleia Legislativa do Piauí manterá as atividades, com exceção do plenário. “A casa funcionará normalmente, temos uma comissão representativa e os órgãos da Assembleia funcionarão. Os gabinetes estarão abertos de acordo com a organização de cada parlamentar. No meu entender os deputados devem aproveitar este recesso para ir ao interior do Piauí visitar as cidades o qual teve votação”, finalizou o presidente da casa.
Nayane Miranda - Edição: Caio Bruno