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A dois dias do início da Copa do Mundo, as operadoras de telefonia criaram pacotes especiais para os turistas que estão nas principais cidades do país para assistir aos jogos do torneio. Com anúncios em inglês e espanhol, as teles apostam em pacotes pré-pagos, com créditos que permitem ligar para o exterior e navegar na internet. Para evitar problemas na hora da conexão em locais públicos de grande concentração, as companhias ainda agregaram às suas ofertas a rede wi-fi.
No vale-tudo para impulsionar as vendas, as teles criaram parcerias até com cooperativas de táxi e dizem ter investido ainda em call centers com atendimento bilíngue. A tática ajuda a minimizar o fato de que metade dos doze estádios que vão sediar as partidas não terão cobertura wi-fi, afirmou a SindiTelebrasil, sindicato que reúne as empresas de telecomunicações. Com isso, só Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Porto Alegre, Manaus e Cuiabá contarão com rede sem fio de forma gratuita durante os jogos. saiba mais Dilma participará da abertura da Copa, confirma Aldo Rebelo Brasileiros viram amigos de aluguel para acompanhar turistas na Copa Palácio do Planalto receberá turistas durante a Copa Imprensa internacional adverte que greve em SP pode atrapalhar Copa Empresas aéreas adotam medidas para lidar com passageiro bêbado na Copa Leia mais sobre Copa do Mundo 2014
O objetivo também é aproveitar a flexibilização da Anatel, que agora permitiu a venda de serviços de telecom a turistas que possuem apenas o passaporte, sem a necessidade de um CPF brasileiro. As empresas, inclusive, querem manter esta opção para estrangeiros após o Mundial.
Os preços dos pacotes especiais para estrangeiros ficam muito similares aos valores cobrados no pré-pago nacional. Em algumas empresas, o diferencial é a inclusão de um pacote de ligações internacionais, algo que não está nos pacotes pré-pagos do país, o que barateia o produto aos estrangeiros.
A TIM batizou sua oferta de “Visitor”, um chip que vem com R$ 50 em créditos. Segundo a tele, a venda de até 100 mil unidades é considerado um "bom resultado". A operadora explica que o turista poderá usar esse crédito da forma que quiser: ligar, enviar SMS e ter acesso à internet 3G e 4G. Mas, assim como os consumidores brasileiros, os gringos devem ficar atentos aos valores dos serviços.
No caso da internet, o valor é de R$ 25 e permite acessar a rede durante uma semana com uma franquia de 1,5 GB. Além disso, é preciso atenção ao tipo de aparelho: para trafegar na rede 4G, o celular tem de ser compatível com a frequência da rede no Brasil, de 2,5 GHz. Em países como os EUA e em diversas nações da Europa, a frequência é de 700 MHz. Ou seja, não terá acesso à rede 4G.
Na operadora italiana, cada SMS enviado, tanto para o Brasil ou o exterior, sai a R$ 0,50. No caso das ligações, o preço é cobrado por minuto. Ou seja, se o usuário falar alguns segundos, vai pagar o minuto cheio. Assim, chamadas nacionais custam R$ 0,50 e as internacionais saem a R$1. Esse padrão de consumo é igual a todas as operadoras, como Oi, Claro e Vivo.
— Com a proximidade de grandes eventos, o Brasil receberá turistas de toda a parte do mundo que terão a necessidade de se comunicar. Para atender a essa demanda, unimos em uma única oferta os serviços de voz, mensagens e internet, com mecânica simples. Além disso, investimos em canais de contato e recarga em inglês e espanhol, para trazer ainda mais comodidade e segurança ao público estrangeiro — diz Roger Solé, diretor de Marketing da TIM Brasil.
De olho nos turistas, a Claro criou acordos de roaming internacional para o tráfego de dados com 18 operadoras ao redor do mundo. A empresa também criou um chip especial aos turistas: o Claro Visitors, com opções de atendimento em inglês e espanhol. No pacote, por R$ 60, o usuário navegará na rede 4G, caso tenha aparelho compatível com a frequência de 2,5GHz, ou na rede 3G. Em ambos os casos, terá direto a 300 MB de dados. Além disso, o pacote permite o envio de 40 torpedos internacionais, 40 torpedos nacionais e 21 minutos para ligações de longa distância nacional e internacional, entre outros.
VIVO E OI VENDEM CHIPS ATÉ EM TÁXIS
A Oi, patrocinadora oficial da Copa do Mundo, criou um kit que custa R$ 40. Segundo a empresa, o torcedor estrangeiro terá direito a navegar na internet pelo celular com uma franquia de 10 MB. Após atingir essa franquia, há redução de velocidade — esse mesmo modelo é adotado pelas outras companhias. Além disso, o kit permite acesso ilimitado por 30 dias à rede wi-fi da Oi, com mais de 700 mil pontos de acesso em todo o país.
O cliente também poderá aproveitar a oferta especial de ligações longa distância internacional por R$ 0,31 centavos o minuto para todos os países que participam da Copa do Mundo junto com o Brasil. Para quem não optar pelo pacote da tele, os usuários poderão comprar passes, pagando a partir de R$ 4,90 por 1 hora de uso, para acessar a rede da empresa. Para estimular as vendas, a Oi firmou parceria com cooperativas de táxis nas cidades que vão receber os jogos.
A Telefônica Vivo também decidiu investir em pontos de venda. Por isso, selou parceria com cooperativas de táxis. Para o turista que estiver no Rio, os chips pré-pagos — com valores a partir de R$ 10 — estarão à venda em cerca de dois mil táxis. Nas lojas, os turistas poderão comprar ainda cartões com valores até R$ 50. Em locais como lotéricas, farmácia, bancas de jornal e postos de gasolina, os valores podem chegar a R$ 300.
Para aqueles que optarem somente pela internet (dados), as sugestões são o pacote por R$ 11,90 com 200 MB de franquia e R$19,90 para 400 MB. Para adquirir o pré-pago, o estrangeiro precisa apresentar passaporte ou documento de identidade na hora de adquirir o serviço em lojas próprias ou revendas autorizadas. Além disso, a companhia reforçou seu call center com atendimento bilíngue.