Publicada em 29 de Maio de 2013 �s 16h56
As alunas Dorânia Rodrigues Costa Lopes e Layla Tacianne Cardoso Lemos, da Especialização em Cidadania e Políticas Públicas do Campus Clóvis Moura, da Universidade Estadual do Piauí-UESPI, coordenada atualmente pela professora Márcia Adriana Lima, tiveram artigo aprovados na VI Jornada Internacional de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento acontece na Cidade Universitária da UFMA, em São Luís, de 20 a 23 de agosto.
O trabalho, com o tema "Reflexões sobre as Políticas Públicas voltadas para as Mulheres no Século XXI", tem a orientação da professora Márcia Adriana e baseia-se na história da mulher sob a ótica da hierarquização do poder. Trata também sobre a introdução de políticas públicas voltadas às mulheres e as desigualdades de gênero construídas.
O artigo tem como objetivo refletir sobre as políticas públicas voltadas às mulheres brasileiras durante o século XX. Desta forma, as orientadas buscam traçar um histórico a partir da análise da construção da cidadania voltadas às mulheres no Brasil, tendo em vistas as modificações nas relações de gênero.
A proposta da Pós-Graduação, idealizada pelo Bacharel em direito Karol Jeferson, é fazer com que os alunos participem de eventos com trabalhos acadêmicos. Em relação a isso, a professora Márcia Adriana cita a aprovação do artigo na Jornada Internacional das orientandas como sendo muito importante para a socialização com outros pesquisadores.
“É muito importante para os alunos apresentarem trabalhos em eventos, principalmente porque irão ajudá-los a socializarem-se com outros pesquisadores, no caso nacionais e internacionais, que trabalham e discutem as políticas públicas mundialmente. É essencial essa compartilhamento de conhecimento”, explica a coordenadora. Ainda segundo a professora, a especialização deve permitir que os alunos também tenham contato com a pesquisa, e não somente com a teoria.
A Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), iniciada em 2003, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tem o objetivo de estimular a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos e possibilitar a troca de experiências entre instituições e pesquisadores.