José Roberto Arruda teve sua candidatura barrada nesta terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral por cinco votos a dois.
Imagem: Andre Dusek/06.05.2010/Estadão ConteúdoClique para ampliarJosé Roberto Arruda teve sua candidatura barrada nesta terça-feira pelo Tribunal Regional Eleitoral por cinco votos a dois. Os advogados de José Roberto Arruda (PR) informaram que vão recorrer da decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) que indeferiu nesta terça-feira (12), o registro de candidatura do ex-governador ao GDF. Por cinco votos a dois, os desembargadores da corte eleitoral decidiram que a Lei de Ficha Limpa impede Arruda de concorrer ao pleito deste ano, já que ele foi condenado em segunda instância em uma ação de improbidade administrativa no TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios).
Mesmo com a decisão, Arruda ainda continuará a fazer campanha enquanto seus advogados preparam sua defesa para apresentar no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Arruda e a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) foram condenados pela Justiça do DF no dia 9 de julho, acusados de participação no caso conhecido como “Mensalão do DEM”, que consistia na compra de votos de parlamentares da Câmara Legislativa para favorecimento próprio. A deputada também teve seu registro de candidatura cassada pelo TRE-DF e está impedida de concorrer nestas eleições.
Arruda tem usado sua campanha para afirmar sua inocência e tem dito que está “dando a cara a tapa” justamente para limpar sua honra e dignidade.
— Um líder não pode fraquejar na hora do desastre. Se eu não me levantasse, centenas de milhares de pessoas que ficaram órfãs daquele projeto de futuro não teriam como se juntar em torno de um ideal. Voltei para reunir pessoas que desejam um futuro melhor para Brasília, pessoas que não se vendem por cargos. Eu caí por uma de minhas qualidades que é não aceitar chantagens.
Arruda
O candidato José Roberto Arruda perdeu o governo do Distrito Federal em 2009, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora e o prendeu sob acusação de compra de votos de parlamentares da Câmara Legislativa. Ainda assim, ele lidera as pesquisas de intenção de voto com 32% da preferência do eleitorado. O atual governador Agnelo Queiroz (PT), vem em segundo, com 17%. Rodrigo Rollemberg (PSB) aparece em terceiro lugar, com 15% das intenções de voto, em empate técnico com Agnelo.
Jofran Frejat
Além do registro de Arruda, o Tribunal Regional Eleitoral do DF negou o pedido de registro de candidatura a vice-governador do Distrito Federal, formulado por Jofran Frejat. O relator do processo, desembargador Cruz Macedo, defendeu que como o cabeça de chapa, José Roberto Arruda, teve o pedido de registro de candidatura negado e as impugnações julgadas procedentes, não há como a chapa ter apenas um candidato a vice-governador.