Wagner Moura e José Padilha no set de Rio, eu te amo
Imagem: Reprodução Wagner Moura e José Padilha no set de Rio, eu te amo
Em comunicado enviado nesta segunda-feira (21) aos produtores do longa-metragem “Rio, eu te amo”, a Arquidiocese do Rio de Janeiro informa que não irá se opor ao uso da imagem da estátua do Cristo Redentor no segmento “Inútil paisagem”, dirigido por José Padilha.
Segundo a assessoria do filme, da franquia “Cities of love”, “o Vicariato para a Comunicação Social e a Assessoria de Imprensa da Arquidiocese entenderam que o episódio não visou interesse religioso no trato à imagem do Cristo Redentor, portanto não houve desrespeito ao Cristo ou à religião católica”.
No início do mês, os produtores do filme, coproduzido pela Conspiração Filmes, a Empyrean Pictures e a BossaNovaFilms, revelaram que Arquidiocese, detentora dos direitos sobre a estátua encravada no topo do Corcovado, não havia autorizado o uso de sua imagem no curta de Padilha. No segmento, o personagem interpretado por Wagner Moura, durante um voo de asa-delta, reclama sobre a vida, o relacionamento amoroso e a cidade para a estátua do Cristo.
— Acho que a Arquidiocese tomou a decisão correta e fico feliz que a Igreja tenha tido a grandeza de reconsiderar a sua posição — diz José Padilha, que está na Colômbia filmando a série "Narco", ao comentar a decisão. — Não há espaço para a censura religiosa em países civilizados, que respeitam a liberdade de expressão e a crítica aberta de ideias. Resta saber se a sociedade carioca e a prefeitura do Rio vão agir para formalizar juridicamente a ideia de que o direito sobre a imagem do Cristo Redentor pertença a todos, como deve ser o caso para monumentos públicos deste tipo.
Naquela época, os realizadores haviam decidido finalizar e lançar o filme sem o segmento de Padilha. Apesar do prazo muito apertado — “Rio, eu te amo” tem previsão de estreia no Brasil no dia 11 de setembro —, os produtores vão trabalhar intensamente e esperam poder incluir o episodio na versão para os cinemas brasileiros.
Read more: http://oglobo.globo.com/cultura/filmes/arquidiocese-libera-imagem-do-cristo-no-episodio-de-jose-padilha-em-rio-eu-te-amo-13328611#ixzz389McmHNK