Publicada em 05 de Agosto de 2013 �s 12h17
Depois de cumprir todos os requisitos de mudança para Área Livre com Vacinação, o Piauí deve divulgar, nos próximos dias, o resultado da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa. O número de vacinas comercializado indica que a campanha apresentará um número próximo às últimas que confirmaram a mudança de patamar.
Na próxima quinta-feira (15), termina o prazo para a certificação da imunização da primeira etapa da campanha 2013, contra a febre aftosa no Piauí. A movimentação de criadores para entregar a prova da vacinação do rebanho nas sedes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) é considerada boa. A previsão é de mais uma campanha acima da média, fator que confirma que o Estado vai mudar para o patamar de Área Livre com Vacinação.
O governador Wilson Martins explicou que aguarda a visita do ministro para a mudança de classificação. Lembrou ainda da valorização do rebanho nos últimos anos, mesmo com a estiagem que causa grandes prejuízos aos pecuaristas. “A nossa realidade é a de colher frutos por causa do duro trabalho da Adapi, hoje o nosso rebanho tem outra cara, nossas fazendas investem cada vez mais em tecnologia e seleção de animais, nossas fronteiras ficarão abertas para a entrada e saída de animais, tudo isso por causa de um árduo trabalho que começou lá atrás”, disse.
O Piauí possui um rebanho de 1,7 milhão de cabeças de gado. Nas últimas dez campanhas, os índices alcançados pelo Piauí têm sido superior a 90% de cobertura. Na segunda etapa da campanha 2012, a cobertura foi superior a 97%. A Adapi está presente em 200 municípios com uma cobertura de 63 mil criadores de gado.