A Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) anunciou que o sistema de videomonitoramento no Parque Lagoas do Norte, Zona Norte de Teresina, volta a funcionar nesta quarta-feira (16), após três anos parado. São 26 câmeras instaladas no local que custaram ao cofres públicos o investimento de R$ 1 milhão.
O videomonitoramento voltar a funcionar em parceira com a Prefeitura de Teresina e a Guarda Municipal. As câmeras ficam espalhadas pelo parque que manda as imagens para um ônibus estacionamento no local. Dentro do ônibus quatro policiais, dois da Polícia Militar e dois da Guarda Municipal, receberam as imagens.
Segundo o relatório de Indicadores da Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública (SPP), a região Norte concentra 33% dos homicídios da capital.
O secretário de segurança, Coronel Rubens Pereira, disse que as câmeras tem um alcance de 500 metros e também podem girar 360º graus.
“É uma tecnologia de alta qualidade em que nós iremos com esse ônibus compartilhar as imagens com a atividade de policiamento ostensivo. A Guarda Municipal também estará participando. Com isso, a gente pretende reduzir aqueles indicadores de criminalidade aqui na região”, informou.
Segundo o secretário, essa programação começará em Teresina, mas deve se estender para outras cidades do Estado através do projeto Piauí Conectado.
“Nós estamos realizando uma programação do governo do Estado, através de um programa chamado Piauí Conectado. As cidades de Teresina e Parnaíba serão as primeiras contempladas com câmeras que funcionam dessa forma, inclusive com a possibilidade de leitura facial e de placas de veículos. Isso funcionará a medida em que esse programa estiver sendo implantado em todo o estado do Piauí”, explicou.
O ônibus ficará parado na região do Parque Lagoas do Norte devido à importância da região. “Aqui no Parque Lagoas do Norte, ele vai funcionar nesta região. Pode até fazer uma atividade itinerante, mas aqui na região do São Joaquim, é específico para o Parque Lagoas do Norte pela importância e pelo ponto turístico que representa para a cidade e região. O sistema contará com o apoio do policiamento ostensivo. São carros da Polícia Militar que poderão ser acionados imediatamente e rapidamente.Assim, os agentes tanto da Guarda Municipal quanto da Polícia Militar que estiverem de plantão acionarão com certeza o policiamento ostensivo para atuarem”, informou o secretário.