A cantora e compositora Maria Luiza dos Santos, a Maria da Inglaterra de 76 anos, esperou durante três horas para realizar um exame de raio-x no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), na manhã deste sábado (7). Deusimar Silva, filho da cantora, contou ao G1 que o procedimento só foi realizado depois que eles cansaram de esperar e procuraram uma clínica particular. Maria da Inglaterra fraturou a mão esquerda depois que caiu em sua residência.
“O acidente aconteceu por volta de 9h deste sábado. Eu estava trabalhando quando foi informado que minha mãe tinha sofrido uma queda dentro de casa. Buscamos atendimento no HUT, mas quando chegamos ao hospital fomos informando de que a unidade de saúde estava funcionando apenas com o gerador e que o aparelho não suportava a realização de exames”, contou o filho.
A assessoria de imprensa do Hospital de Urgência de Teresina informou ao G1 que com a suspensão do fornecimento de energia, os geradores passaram a funcionar. “Os geradores fazem cobertura dos setores cruciais do hospital como UTIs, Centro Cirúrgico e Emergências. O HUT possui quatro geradores e todos entraram no momento que a energia elétrica foi interrompida.”, explicou a assessoria.
Cansados de esperar pelo retorno da energia, Deusimar Silva e Maria da Inglaterra decidiram procura uma clinica na rede particular da capital. “Fizemos o exame, mas para isso precisamos pagar R$ 50 pelo procedimento. O exame constatou que somente uma cirurgia resolveria o problema que custava R$ 3. 800 mil, como não temos este dinheiro, decidimos retornar ao HUT e espera na fila pela cirurgia”, destacou.
Até as 13h30, a cantora aguardava na fila de espera pelo procedimento e de acordo com o filho, Maria da Inglaterra reclamava de dores.