Representantes da secretaria de saúde e de justiça devem se reunir nesta sexta-feira (4) para traçar estratégias de combate aos casos de tuberculose que foram registrado no sistema prisional do Piauí. Ao todo, 10 presos estão fazendo tratamento e um faleceu em decorrência da doença.
O secretário de justiça, Daniel Oliveira, participou do Bom Dia Piauí desta sexta-feira e informou que os presos que foram diagnosticados com a doença estão recebendo toda a atenção.
"Exige certa atenção, mas não ao ponto de causar alarde. É uma situação contornável, dez detentos foram diagnosticados com a doença. Houve uma morte. Acredito que seja um número compreensível porque são 10 casos para um universo de 5 mil presos", declarou.
Daniel Oliveira desmentiu a informação de que agentes penitenciários também tenha contraído tuberculose. "Não é oficial, não passou pelo crivo da Secretaria de Justiça", disse.
O secretário também falou que a secretaria está fazendo um levantamento para saber se há outros casos da doença. Ele disse ainda que as visitas estão sendo mantidas e que o governo do estado vem trabalhando para manter uma política de segurança com objetivo de melhorar os índices em todo o sistema prisional.
"Todos os índices de segurança e saúde melhoraram em relação a óbitos e homicídios. Fizemos diversos investimentos como convocação de mais 50 agentes penitenciários. Estamos avançando com inaugurações para reduzir a superlotação nas penitenciárias buscando a ressocialização dos detentos", pontuou.
Sobre a fuga de 23 presos que aconteceu no final do ano, o secretário descartou como sendo um incidente e informou que a Casa de Custódia em Teresina está há quase dois anos sem registrar fugas e a Penitenciária Irmão Guido também está mais de um ano sem registrar fugas ou mortes.