A presidente afastada Dilma Rousseff chegou a Porto Alegre por volta das 21h30 desta sexta-feira (13). O desembarque ocorreu na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Em seguida, ela se deslocou para a capital do estado e chegou em seu apartamento às 22h05.
Em uma sessão que durou mais de 20 horas nesta quinta, o Senado afastou Dilma do cargo por até 180 dias. Na votação, 55 senadores votaram pelo afastamento e abertura do processo de impeachment contra a petista, e 22, contra.
Enquanto estiver afastada da Presidência da República, Dilma continuará recebendo o salário de R$ 27.841,2, tendo direito a usar o Palácio do Alvorada, segurança pessoal, assistência saúde, avião, carro oficial e equipe a serviço de seu gabinete pessoal.
O presidente em exercício, Michel Temer, nomeou ainda na quinta-feira, no fim da tarde, os 24 ministros de seu governo provisório. Na cerimônia, Temer falou em manter programas sociais e reequilibrar as contas.
O afastamento de Dilma teve grande repercussão na internacional. Por meio de um porta-voz, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez um "apelo por calma e diálogo entre todos os setores da sociedade". "Ele confia que as autoridades do país vão honrar o processo democrático, cumprindo com o Estado de Direito e a Constituição".
O secretário-geral da Unasul, o colombiano Ernesto Samper, afirmou que uma possível destituição de Dilma poderia levar a uma ruptura do sistema democrático no Brasil.