Após constantes acidentes de trânsito e denúncias de rachas na Alameda Parnaíba, Zona Norte de Teresina, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) fará a sinalização horizontal e vertical na via para que seja instalado no local um redutor de velocidade. A implantação do equipamento foi uma reivindicação dos moradores da região durante protesto no mês passado, depois que um menino de nove anos morreu atropelado e o motorista fugiu sem prestar socorro.
De acordo com o diretor de Trânsito e Sistema Viário da Strans, José Falcão, a operação de monitoramento da velocidade na Alameda Parnaíba constatou que é necessária uma intervenção urgente no local, já que os condutores estão circulando com uma velocidade acima da permitida. “Estamos organizando a via para implantar um redutor de velocidade o mais rápido possível, mas precisamos que haja uma mudança de comportamento dos condutores”, explicou.
Ainda segundo José Falcão, mais de 140 veículos foram notificados em apenas seis horas de fiscalização, realizadas nos dias 2 a 4 de dezembro na avenida. O diretor enfatiza que o radar de velocidade irá inibir a velocidade, mas que é necessária a mudança de comportamento das pessoas, que têm adotado um comportamento de risco que ameaça a segurança de todos. “Precisamos que as pessoas se conscientizem de que o trânsito é um espaço para todos e por esse motivo é essencial que as pessoas respeitem o Código de Trânsito Brasileiro para evitar maiores problemas”, alertou.
Para o morador Manoel Moreno da Silva, a medida deve reduzir o número de acidentes no local somente em alguns horários, já que isso não vai inibir os condutores que praticam rachas na madrugada. "Faz tempo que denunciamos isso e a polícia não faz nada. É um risco para a vida dos moradores e a solução seria uma fiscalização maior, além da punição aos motoristas", declarou.